ARTIGO DE OPINIÃO:
OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO FINANCEIRA ASSERTIVA
No desafiante universo da gestão financeira precisa-se enxergar diferentes estratégias que possam contribuir para ultrapassar barreiras econômicas rumo a obtenção de uma harmonização empresarial com um olhar de assertividade necessário em todo processo de mudança.
Dentro dessa concepção de evolução na forma de perceber o mercado econômico, vencer os inúmeros desafios do mundo contemporâneo exige que uma organização construa uma gestão financeira eficaz que projete para o futuro, métodos e caminhos mais seguros para o alcance de metas, tomada de decisões mais assertivas rumo a conquista da estabilidade econômica.
Nesse contexto, pode-se reconhecer que as estratégias de análise de desempenho econômico e financeiro precisam entrar em ação, utilizando diferentes indicadores de desempenho, quando se pensa em planejar um ambiente de trabalho dinâmico e produtivo.
Sendo assim, analisar o desempenho econômico e financeiro de uma organização com o intuito de avaliar metodologias aplicadas, bem como reconhecer o perfil financeiro da empresa, sua visão e missão organizacional compõem um conjunto de fatores que influenciam de maneira decisiva no crescimento empresarial.
Entretanto, a análise de diferentes modelos de gestão financeira para escolher aquele mais adequado as necessidades organizacionais deve representar uma atitude assertiva de um gerenciamento que compreende a organização como um todo integrado e sistêmico inserido num mercado altamente competitivo.
Nessa dinâmica, a assertividade é compreendida como um conjunto de estratégias e escolhas financeiras adequadas a cada tipo de organização, decisões que são tomadas de maneira criteriosa, com o cuidado e a atenção que merecem.
Contudo, gerenciar assertivamente as finanças de uma empresa é muito mais que realizar análises, elaborar relatórios e comparar indicadores de desempenho, é compreender que cada organização tem suas peculariedades, é reconhecer as transformações constantes do mercado corporativo, é saber dialogar com todas as funções, reduzindo gastos, potencializando talentos e maximizando resultados.
OBSERVAÇÃO:
A imagem foi retirada do site ASCOMSISTEMAS.com