Empreender desafios e escolhas
O empreendedor ao escolher um país para investir suas ideias, seu projeto e seu capital, ante a qualquer decisão se espera que se tenha feito o levantamento das necessidades das características e da motivos que o levaria a acreditar no potencial de seu projeto empreendedor neste ou naquele espaço. Além de compreender em uma análise aspectos positivos e negativos que poderão facilitar e ou dificultar tanto a implantação quanto a implementação empreendedora, Claro que politicas nacionais e internacionais devem ser analisadas e balanceadas como estrutura de risco e quanto pode interferir no investimento, lembrando que não trata-se de apenas investimento financeiro, com estudado na unidade, o capital é apenas um dos elementos dentre tantos outros que envolve empreender. Dado o empreendedor já conhecedor do palco político a que se destina, é importante investigar as necessidades sociais, creio que o preenchimento de um CANVAS, seria um passo importante para que esse empreendedor minimize os ricos ou melhor, aumente suas perspectivas. O empreendedor precisa conhecer e reconhecer que seu projeto tenha uma missão, e daí delinear a visão e estipular a partir dos interesses internos e externos, valores. O conhecimento mínimo de gestão e de Administração são necessários, claro que muitos deles acabam por não utilizar o conhecimento acadêmico, uma fragilidade, contudo se analisarmos no Brasil, o jeitinho brasileiro se destaca, pois no campo da educação pouco se forma ou se capacitam, porém o conhecimento empírico se faz presente, isso não fortalece o mercado empreendedor, porém é a realidade em movimento, ambos conhecimentos estão em crescimento e vem fortalecendo o empreendedor. Além dos aspectos de implantação, o grande desafio está na permanência de empreendedor no mercado, daí a necessidade da organização interna, aspectos relacionais, socioemocionais e atitudinais, além das necessidades de relacionamento externas, antecipação de viés atitudinais na política-mercadológica que expressem confiabilidade a todo o mercado externo. O observância destes poucos aspectos aqui mensurados são elementos facilitadores e necessários a todo e qualquer empreendedor, contudo a não observância pode comprometer grande parte dos negócios, Claro que existe uma imensidão de fatores prós e contra, GELBER (2004), DERFLER (2001), CHIAVENATO (2012) e PORTER (1985), atender todos talvez não seja possível, e nem necessários, visto que o meio interfere e é interferido numa reciprocidade no mundo dos negócios, contudo conhecê-los fará diferença pois o conhecimento deve ser aliada ao empreendedor.