Ministro do Interior: resultado das discrepâncias existentes entre as classes sociais no Marrocos
O Ministro do Interior, Abdel-Wafi Laftit, apresentou o resultado do Programa do Eixo das discrepâncias existentes entre classes Sociais e ricas, terça-feira passada, durante a sessão de perguntas orais na Câmara dos conselheiros.
O Ministro do Interior explicou que este programa diz respeito ao período entre 2017 e2023, contou com um orçamento de 50 bilhões de dólares, base de um estudo realizado pelo Ministério do Interior, em 2014.
O ministro revelou que o resultado foi anotado em 6 planos regionais anuais de desenvolvimentodas zonas rurais e montanhosas, cujo valor total é de cerca de 41,36 milmilhões de dirhams.
Os investimentospermitiram a construção, a reabilitação de 12.881 km de estradas e caminhos dealdeia, além da construção e reforço de 116 instalações técnicas. Além disso,2.176 projetos de extensão dos estabelecimentos educacionais, 539 veículos de transporte escolar e 165 aquisições de equipamentos escolares básicos.
No que diz respeito ao sector da saúde, o ministro indicou ter concluído 533 obras de construção de centros de saúde, de clínicas e habitações funcionais, 764 aquisições de ambulâncias, de postos médicos e equipamento de centros de saúde. Por outro lado, o Ministro do Interior considerou que o programa tem permitido a conclusãode 436 sistemas de abastecimento de água potável, 16.853 projectos deabastecimento com ligações individuais e mistas e com fontanários.
Tem sidoeletrificado 627 rotundas, além da extensão da rede elétrica de baixa pressão,estendendo a 870 km. Diante das repercussões negativas da pandemia Corona, afectando este programa, visto que omontante de investimentos tem diminuído de 3,48 mil milhões de dirhams na estimativa inicial prevista para 1,13 mil milhões de dirhams em 2020; talmontante esperado de investimentos pelo ano 2021 tem diminuído de 3,47 bilhões para2,15 bilhões de dirhams.
O montante de investimentos diminuiu de 3,57 bilhões para 2,1 bilhões de dirhams em 2022. Tais diminuições financeiras alocadas ao programa pelo período da pandemia chegaram a um totalde 5,4 bilhões de dirhams, obrigando os comitês regionais a desenvolver a área rural, bem como as áreas montanhosas, visando os planos dos projetos prioritários.
O Ministério do Interior alertou sobre o baixo plano de trabalho do programa para o ano 2022, cujos 6,67 bilhões de dirhams têm sido alocados, distribuídos entre os parceiros relevantes. Para atingir os objetivos definidos, foi desenvolvido um sistema de informação geográfica e mapas dos grupos, distritos de várias regiões do Reino, tendo em vista a avaliação dos planos de trabalho anteriores.
O Ministério conta com cerca de 20 indicadores no âmbito do Programa das discrepância entre as classes sociais e ricas.
Concluindo, o Ministério do Interior, 2014, com base neste programa visa a diminuição da discrepância existentes entre as classes sociais, identificando as necessidades de infraestruturas e serviços básicos ao nível de 20.000 rotundas em 1.272 comunidades.
Este objetivo estratégico tem por objetivo acabar com o problema estrutural nas zonas rurais e montanhosas, através da construção de estradas, caminhos ecruzamentos, com vista a melhorar o nível de vida, generalizar o acesso dapopulação à eletricidade, água potável, serviços de saúde e educação, bem comoproporcionar as condições necessárias para potenciar e diversificar acapacidade económica das zonas rurais e montanhosas.
Tal programa financiado por 8 parceiros, os conselhos regionais com 20 bilhões de dirhams, o Fundo de Desenvolvimento do Mundo Rural e das Regiões Montanhosas com 10,5 bilhões de dirhams, o Ministério do Equipamento com 8 bilhões dedirhams, a Iniciativa Nacional para o Desenvolvimento Humano com 4 bilhões de dirhams e o Ministério da Educação Nacional com 3 bilhões de dirhams, além do Escritório Nacional de Eletricidade e Água Potável com 2 bilhões de dirhams, Ministério da Saúde um bilhão de dirhams e Ministério da Agricultura com um bilhão de dirhams.
Lahcen El MOUTAQI
Professor universitário-Marrocos