Nova plataforma comercial e cultural: Câmara do Comércio Afro-marroquina brasileira

Na qualidade de Presidente da Câmara de Comércio Afro-marroquina Brasileira no Reino de Marrocos, Abderrazak Zraidi mantém-se com o Sr. Pedro Carlos, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina e Vice-Presidente da   Associação da Amizade e da Cooperação Marroquina Portuguesa no Porto, capital econômica de Portugal.

Tal encontro envolveu  importantes assuntos ligados ao desenvolvimento de uma estratégia comercial, um plano de Trabalho e meios de cooperação entre as duas câmaras, capaz de avançar nas relações comerciais e culturais.

Como promover o português, através da criação de uma união das Câmaras de Comércio de Língua Portuguesa, cuja porta-voz oficial é a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, criada em 1996, por sete países, nomeadamente Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe.

Em 2002 Timor-Leste tem integrado este grupo após a sua independência. E, em Luanda, este grupo  tem declarado o dia 5 de maio, como o Dia da Cultura Lusófona.

Em julho de 2006, a Guiné Equatorial e Maurício foram admitidos no grupo como observadores, ao lado das mais de 17 organizações internacionais. E o Senegal em 2008.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 03/08/2021
Código do texto: T7313259
Classificação de conteúdo: seguro