Mais desculpas de maus pagadores

O primeiro artigo deste tema me surgiu, quando, em momentos descontraídos no JUIZADO ESPECIAL (Escrivaninha Cível), da Comarca de Muniz Freire (ES), conversávamos eu e o mano Romário Lúcio (na qualidade de Conciliador), ocasião em que ele nos passou algumas desculpas que as pessoas sempre exteriorizavam, em plena audiência de tentativa de Conciliação, cujos processos, felizmente, muitos foram levados a efeito, redundando em ACORDOS redigidos pela Secretaria e/ou por advogados, sendo em seguida, homologados pelos magistrados da época.

Aquele mano Conciliador que muito batalhou na referida Escrivaninha, desde sua instalação, no ano de 1995 – salvo engano – “foi para trás do sol” – partindo desta vida, na data de 13 de junho de 2015, cessando suas atividades laborativas e vivenciais neste mundo, deixando como legado, seu exemplo de grandes esforços empreendidos, diante de tantas QUESTIÚNCULAS resolvidas na referida Comarca, uma vez que, anteriormente à instituição da lei 9.099/95 (Juizados Especiais cíveis e criminais), tais QUESTÕES eram dirimidas somente pela lavra dos magistrados, assoberbando-os, em demasia!

Durante sete (7) anos, além das atividades desenvolvidas na Escrivaninha do Cartório do 2º Ofício, da referida Comarca, ESTE ARTICULISTA militou também no aludido Juizado, efetivando, juntamente com o Conciliador, audiências de conciliação, registros, agendamentos, inspeções locais, atendimentos ao público, intimações, citações com todas as modalidades prescritas em Lei e efetivando expedições de inúmeros documentos, bem assim, os incansáveis Relatórios Mensais e esporádicos pertinentes às Escrivaninhas ali acumuladas (cíveis e posteriormente os feitos contra as Fazendas Públicas)!

O artigo “Desculpas de um mau pagador”, atualmente, é uma das matérias deste ARTICULISTA, que contabiliza mais leituras, divulgadas no Blog “RECANTO DAS LETRAS”, em cuja autoria faço uso do pseudônimo “Fernandinho do Forum”. (Somam o mencionado artigo anterior, 23594 leituras até esta presente data).

Hoje, para ampliar o tema, aproveito o espaço para registrar o que COLHI de uma página do Facebook da parenta NAIR GONÇALVES SOARES TERTULIANO, esposa do então amigo de infância e futebol infantil do MFFC, HAEDEL ANDERSON TERTULIANO, aquele que é por mim sempre lembrado de HAT, transcrevendo as palavras da parenta que são as seguintes:

“Fazendo revisão de fichário, essa semana, ouvi essas DESCULPAS: (1) - Adoeci, não posso pagar; (2) - Viajei gastei muito, e não posso acertar; (3) - Meu marido está desempregado, nem sei quando poderei acertar. (4) - Fui testemunha de um casamento, gastei muito; (5) - Estou construindo e agora não posso; (6) - Precisei comprar uma moto para trabalhar e não posso acertar agora; (7) - Fiz aniversário de meu filho, agora não posso! (8) - Eu não devo só você, e sim a muitos. Quando der eu pago; (9) - Estou jogando as contas para cima e sorteando, a que pegar primeiro eu pago. (10) - Me separei, não posso agora”.

No artigo anterior, faço menção de oito (8) desculpas, mas todos sabemos que o caráter de tais pessoas, amplia em demasia as desculpas, as mais esfarrapadas possíveis, para escaparem do compromisso que é de todos. Sabemos também que o tema faz parte, não somente de obrigações sociais, mas do bom senso e da alma da pessoa – ou seja, a que carrega em si a responsabilidade de cuidar dos seus e não prejudicar os demais!

Que cada um dos faltosos neste particular, possam se emendar e conscientizar de que é bonito o cumprimento dos deveres, principalmente a aplicação da REGRA ÁUREA: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas”. (Mateus 7.12). (Jesus proferiu estas palavras no famoso SERMÃO DO MONTE, um dos mais longos da história do cristianismo, o mais sério e radical!)

Jerônimo Monteiro (ES), 11 – 03 – 2021

Fernandinho do forum

LER MAIS: "Desculpas de um mau pagador", na página 11, deste autor.