ARTIGO DE OPINIÃO:

ANÁLISE FINANCEIRA: INDISPENSÁVEL RECURSO PARA AS DECISÕES EMPRESARIAIS
 
 
     Pensar em análise financeira é compreender que toda organização precisa de avaliação e planejamento, fazendo desses recursos importantes aliados para a otimização de resultados e obtenção de maior segurança nas tomadas de decisões empresariais.
     Partindo dessa concepção de gerenciamento, pode-se constatar que enxergar a análise financeira como estratégia para compreensão e interpretação dos principais indicadores financeiros e econômicos representa um caminho indispensável que precisa ser percorrido, tendo como referência a busca pela assertividade necessária para toda empresa que almeja o seu crescimento econômico.
   Nessa perspectiva de evolução, percebe-se que os números obtidos como resultado de uma avaliação contínua e consistente precisam ser cuidadosamente analisados, compreendidos e interpretados para que se possa projetar para o futuro, uma atuação cada vez mais produtiva, rentável e lucrativa.
    Sendo assim, todos os dados necessitam de atenção quando se leva em consideração que uma eficaz análise financeira é aquela que identifica efetivamente os fatos, compreende e interpreta os resultados, construindo relatórios e demonstrativos dignos, diagnosticando detalhadamente a situação financeira de uma empresa.
    Nesse contexto, não se pode deixar de comparar os indicadores econômicos e financeiros, eles são os elementos mais significativos de uma atuação gerencial financeira segura e estratégica.
    É a compreensão e interpretação dos indicadores de desempenho econômico e financeiro que ajudam a orientar ações gerenciais seguras, contribuindo para a construção de um planejamento que atenda às reais necessidades financeiras da organização, projetando para o futuro novas perspectivas de crescimento.
  Nessa dinâmica de compreensão empresarial, a viabilidade econômica entra em ação como resultado de uma avaliação que aponta erros e acertos, identificando problemas e construindo estratégias para vencer desafios e alcançar o tão almejado equilíbrio econômico.
     Somente assim, é possível conhecer uma empresa em sua totalidade e reconhecer com racionalidade as decisões que precisam ser tomadas para se obter um negócio lucrativo e rentável.
   Enfim, a análise financeira com seu olhar de investigação encontra na contínua avaliação, os caminhos estratégicos mais assertivos para atuar com segurança e eficácia num ambiente cada vez mais dinâmico que exige de uma gestão, atitudes estratégicas que proporcionem não apenas a lucratividade e a rentabilidade, mas reconheça no planejamento e na proatividade, os recursos indispensáveis para se obter uma organização economicamente desenvolvida.



OBSERVAÇÃO:
A imagem foi retirada do site www.blbbrasil.com.br



 
Marcos Antônio Lenes de Araújo
Enviado por Marcos Antônio Lenes de Araújo em 30/12/2020
Código do texto: T7147607
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.