AGRONEGÓCIO - Cadeia Produtiva de Bovinos de Leite em Foz do Iguaçu e região
ATENÇÃO: Este conteúdo, desenvolvido por Renadson Augusto, está sob domínio do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (UNICESUMAR) e catalogado no seu banco de informações. Por isso, não deve ser copiado sem as devidas citações previstas na NR 10520, sob penalização por plágio acadêmico (Lei dos Direitos Autorais 9610/98).
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AGENTES DA CADEIA DE PRODUÇÃO
1 - Insumos agropecuários
Fornecimento de defensivos agrícolas e adubação nutritiva para pastagens, equipamentos para compor as instalações, medicamentos e alimentação adequada para o gado, entre outros suportes ao produtor rural.
2 - Produção rural
Este agente tem a função de promover e acompanhar a cria, recria e engorda saudável dos animais, além de tomar decisões sobre substituição de raças, implementações de tecnologias, controle do fluxo de compra e venda e, muitas fezes, cumprir e fazer cumprir as especificidades do contrato com uma agroindústria, quando existir. O elo pode ou não ter apoio e parceria com uma cooperativa local.
3 - Indústria / Processamento
Este pertinente elo da cadeia leiteira tem a função de remunerar o produtor rural pelo fornecimento da matéria-prima, prezando pelo bom relacionamento e cumprimento dos termos do contrato, quando houver. Suas rotinas contam com importantes processos de transformação do produto em mercadoria, viabilizando a futura comercialização em outros elos. Não se pode deixar de mencionar a agregação de valor que se dá ao bem em sua forma natural ou processada, ou seja, quando há junção do leite com outros ingredientes para a fabricação de queijos, manteigas, iogurtes, etc.
4 - Atacado
Este pertinente elo da cadeia leiteira tem a função de remunerar o produtor rural pelo fornecimento da matéria-prima, prezando pelo bom relacionamento e cumprimento dos termos do contrato, quando houver. Suas rotinas contam com importantes processos de transformação do produto em mercadoria, viabilizando a futura comercialização em outros elos. Não se pode deixar de mencionar a agregação de valor que se dá ao bem em sua forma natural ou processada, ou seja, quando há junção do leite com outros ingredientes para a fabricação de queijos, manteigas, iogurtes, etc.
5 - Varejo
Neste elo, tem-se o abastecimento do comércio que é acessível ao consumidor final. Por fazer relação direta com o cliente, tem o privilégio de avaliar suas intenções de compras, preferências, gostos e rejeições. Após fazer a apuração dessas informações, tem a responsabilidade e o compromisso de passá-las ao atacado, que por sua vez fará o mesmo com o elo anterior, possibilitando a adequação da produção segundo as tendências do consumo.
6 - Consumidor final
É tido como o protagonista de todas as cadeias produtivas, pois dita as regras do jogo chamado comercialização de bens e serviços. Em se tratando da cadeia de pecuária leiteira, o cliente faz suas exigências quanto ao tipo de leite (integral, semidesnatado, desnatado), tipos de queijos e preferências por uma infinidade de laticínios das mais variadas formas, preços, características nutritivas, etc. Não se pode deixar de falar dos consumidores com necessidades especiais a serem atendidas, como alérgicos e intolerantes. Esse é um nicho no qual as indústrias têm que focalizar para abranger cada vez mais clientes.
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FATORES DE INFLUÊNCIA PRESENTES
1 - Ambiente Institucional
1.1 - A influência do ingresso de leite importado dos países do Mercosul;
1.2 - O gradual aumento no consumo interno;
1.3 - A valorização internacional da produção a base de pasto (principalmente após o episódio da vaca louca na Europa Ocidental);
1.4 - Tradição de inexistência ou ineficácia de contratos entre produtores de leite (especialmente o de pequena escala, como no caso dos agricultores familiares), transportadores e indústrias de lacticínios.
2 - Ambiente Organizacional
2.1 - Resistência natural a mudanças promovidas pelo ambiente institucional;
2.2 - Incentivo das estratégias de cooperação entre as empresas;
2.3 - Organização da comercialização e maior acesso ao mercado;
2.4 - Forte presença de cooperativas e sindicatos na cadeia, além de universidades, conselhos, igrejas, associações de produtores entre outros.
3 - Ambiente Tecnológico
3.1 - Inovações tecnológicas otimizando a produtividade;
3.2 - Ampliação do uso e promoção de startups;
3.3 - Apresentação de sensores detectando cio nas vacas, robôs conduzindo ordenhas.
3.4 - Maior eficácia no cruzamento de raças de bovinos;
3.5 - Melhoramento da qualidade e aplicabilidade de embalagem dos produtos, o que impacta diretamente seu marketing muitas vezes natural.
4 - Indústrias e Serviços de Apoio
4.1 - Maiores incentivos do BNDES na cadeira de pecuária leiteira devido ao sucesso dos estudos e demonstração de resultados realmente satisfatórios no tocante ao ambiente tecnológico citado anteriormente.
4.2 - Ampliação dos subsídios aos pequenos e médios produtores estimulados pela boa reputação da pecuária leiteira;
4.3 - Melhorias nos processos logísticos da cadeia de suprimentos.
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Nome do aluno e autor: Renadson A. R. Moreira
Cidade/Polo: Foz do Iguaçu - Paraná
Data de envio do trabalho: 20/09/2019
Curso: Tecnólogo Superior em Gestão de Agronegócios
Disciplina: Coordenação de Redes no Agronegócio
Professora: Andreia Moreira da Fonseca Boechat