AGRONEGÓCIO - Ciclo PDCA aplicado em empresa rural não tecnificada
ATENÇÃO: Este conteúdo, desenvolvido por Renadson Augusto, está sob domínio do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (UNICESUMAR) e catalogado no seu banco de informações. Por isso, não deve ser copiado sem as devidas citações previstas na NR 10520, sob penalização por plágio acadêmico (Lei dos Direitos Autorais 9610/98).
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A empresa rural não tecnificada enfrenta grandes desafios para se manter ativa, alcançar e manter lucratividade safisfatória para seus proprietários e acionistas. Considera-se uma situação em que um Gestor de Agronegócios se encarrega de medidas gerenciais para criar, estruturar e melhorar processos organizacionais ao longo do exercício social. Veja abaixo os 4 itens que compõem um suposto e fictício plano de ação PDCA com seus respectivos subitens pertinentes:
1 - PLAN (PLANEJAMENTO)
- Conhecer as preferências dos consumidores locais a respeito de laticínios;
- Verificar a possibilidade de fazer a contratação de um colaborador para o setor administrativo e relacionamento com o cliente;
- Buscar auxílio de subsídios em bancos locais;
- Pesquisar preços praticados pela concorrência local;
- Definir prazo para melhoria das vendas;
- Verificar a condição das instalações.
- Criar outros PDCAs para necessidades específicas à medida que o projeto for desenvolvido.
2 - DO (EXECUÇÃO)
- Contratar um curso de aperfeiçoamento das práticas de produção, de bem-estar animal, pecuária extensiva e semi-confinamento para a equipe envolvida;
- Identificar o rendimento diário de vendas e determinar metas a médio prazo;
- Se autorizado, recrutar colaborador
- Minimizar desperdícios;
- Fazer correções necessárias e convenientes nas instalações;
- Criar relatórios de despesas e receitas;
- Registrar em planilhas outros tipos de informações pertinentes ao negócio.
3 - CHECK (VERIFICAÇÃO)
- Analisar rendimento diário, semanal e mensal;
- Identificar se os prazos e metas estão sendo cumpridos;
- Mensurar a satisfação do cliente;
- Verificar registro de informações não financeiras, como vacinas, rotina de higienização das instalações dos animais, alimentação fornecida ao gado;
- Confrontar dados por meio de gráficos e evidências lógicas de produtividade;
- Checar se os desperdícios diminuíram.
4 - ACT (AGIR CORRETAMENTE)
- Ampliar a linha de produtos ofertados, com agregação de valor (ex: queijos, manteigas, doces, etc);
- Investir em marketing local;
- Buscar parceria com outros produtores da região;
- Associar-se a uma cooperativa;
- Negociar por contratos pré-determinados;
- Tornar o preço competitivo sem prejudicar o faturamento, com foco na qualidade e valorização do produto no mercado.
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Nome do aluno e autor: Renadson A. R. Moreira
Cidade/Polo: Foz do Iguaçu - Paraná
Data de envio do trabalho: 16/08/2019
Curso: Tecnólogo Superior em Gestão de Agronegócios
Disciplina: Gestão da Qualidade
Professora: Graciella Bracelli