Dinheiro traz felicidade?

O título acima que soa como uma pergunta, para muitos é uma afirmação.Pessoas que categoricamente afirmam que só se obtém a felicidade tendo o poder do dinheiro. Difícil fazer uma análise sobre o tema sem antes considerar que cada pessoa tem uma forma de definir o que é felicidade. Para você poder dizer algo como dinheiro traz felicidade, aí sim afirmando, é preciso que você responda, o que é felicidade?

Vejam a complexidade do tema, pois a felicidade é algo que pode variar de conceito, de pessoa para pessoa e até mesmo quantitativamente pois cada um tem uma expectativa em relação ao que é suficiente para dizer:

-Tenho uma importância que agora sim posso dizer, estou bem financeiramente, sou feliz.

Alguns podem dizer:

-Se eu tiver uma casinha, já seria bom para mim, enquanto outro poderia falar, uma casinha e uma renda de 10 mil por mês, e pronto, estava realizado e feliz. No entanto existem aqueles que tem muito mais que uma casa, carros, renda e ainda assim se dizem infelizes em sua jornada na terra.

O que seria então o básico para que alguém possa dizer que o que tem é o suficiente para ser feliz?

Tudo depende da relação que a pessoa tem com o dinheiro, e a relação consigo mesmo.

A palavra mais apropriada seria a expectativa que a pessoa tem com a própria vida.

Quando a pessoa cria uma expectativa, que seja alcançável obviamente, compatível com suas escolhas, e vive dentro desse contexto uma vida prazerosa, com poder para ter o suficiente para atender seus desejos palpáveis, então ela pode dizer olhando no espelho:

-Consegui atingir meus objetivos, tenho uma vida que vale a pena ser vivida, sou feliz.

Ao contrário, se o mesmo começa a ter ilusões de que poderia ter muito mais do que tem, e que a vida foi má com ele, e que se considera um azarado, por mais que ele consiga progredir, sempre vai sentir que está faltando alguma coisa para preencher um vazio criado pela sua própria mente.Expectativas frustradas por uma ideia mal articulada em relação ao necessário para estar bem consigo.

Propositalmente deixei no parágrafo acima a frase que sintetiza todo o raciocínio da pergunta lançada: Dinheiro traz felicidade?

A resposta está exatamente na frase : ...ideia mal articulada em relação ao necessário para estar bem consigo.

Concluindo, a resposta da pergunta depende da relação da pessoa, não só com o dinheiro, mas com ela mesma, sabendo o que é felicidade para ela, o que significa ter o suficiente para alcançar este sentimento.

Assim tenha uma boa relação com você mesmo, procure entender o que você quer da vida, e acima de tudo se empenhe, invista em você mesmo, mais que tudo se ame, faça o que você se sinta bem fazendo, desempenhe um trabalho que possa não só te trazer uma remuneração, mas que faça com que cada momento as suas expectativas criadas possam ser atingidas.

Você poderia ainda perguntar: E se não der certo?

Eu te responderia para que você se sinta feliz porque tentou, e trace novas metas, crie novas expectativas, e comece tudo novamente.

Agindo assim, pode ser que você não se torne um milionário, mas poderá dizer a si mesmo que tem uma vida boa de ser vivida.