Questões conceituais

QUESTÕES CONCEITUAIS

Miguel Carqueija

Há certas coisas que de tão repetidas, embora erradas são automaticamente dadas como certas pela opinião pública. Por exemplo, desde 1994 se diz que o país está com a economia estabilizada, com moeda forte e inflação sob controle. No entanto a verdade é bem outra: a inflação brasileira, sob o Plano real, é a maior de todos os tempos. É tudo uma questão de conceito e certamente o cidadão comum, desacostumado de fazer certas relações, dificilmente entenderá que uma inflação de 80%, no tempo de Sarney, é muito menor que uma de 8% com Fernando Henrique.

Para entender essa questão é preciso abandonar o porcentual como verdadeiro indicativo da carestia. A porcentagem refere-se apenas á velocidade de subida dos preços, sem considerar os aumentos salariais. O que realmente definirá a inflação será o seu patamar, e a razão entre o preço e a renda familiar, de modo que cada cidadão sento o fenômeno do seu jeito. Pode-se, porém, fazer uma média geral.

E por que eu afirmo que a atual inflação é superior à da época Sarney? Porque naquela ocasião os preços subiam com grande velocidade, reduzida no Plano Collor e principalmente no Plano Real. Agora vejam bem: a velocidade de subida dos preços de fato reduziu, mas os preços de tudo (produtos, serviços, tarifas, impostos) continuam subindo e, pior, os salários foram praticamente congelados. Então, como a inflação nada mais é do que a carestia, é evidente que nesses oito anos de Plano Real ela só fez aumentar e hoje está maior do que nunca. Simples, não concordam? E no entanto quase ninguém percebe.

(Boletim Curto e Fino nº 27, editado por Iacilton Barreto Mattos, Rio de Janeiro, 24 de maio de 2002)