COMO REALIZAR UMA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO JUSTA E EFICAZ?
Avaliar o desempenho produtivo dos colaboradores é uma missão que exige de qualquer gestão, uma análise criteriosa e responsável das habilidades, competências e atitudes aliadas a proatividade e ao dinamismo que interferem na promoção dos benefícios produtivos que uma organização necessita para trilhar os caminhos do crescimento.
Nessa perspectiva de realização de um processo de avaliação eficaz que possa provocar dentro das organizações as mudanças necessárias é importante enfatizar que essa vivência gerencial precisa ser tratada com muita racionalidade e sensibilidade gerencial para que o processo alcance efetivamente os seus objetivos, que passam pela busca de melhorias na performance produtiva dos colaboradores e consequente obtenção de melhores resultados pela empresa.
É incontestável que um colaborador comprometido e dedicado em sua atividade produtiva tenha maiores possibilidades de oferecer para uma organização a eficiência e a eficácia de que ela precisa para se manter produtiva e equilibrada economicamente. Mas será que as organizações têm utilizado os critérios adequados para realização de uma avaliação de desempenho justa e eficaz?
Esse questionamento deve ser pauta constante na prática administrativa de uma organização, pois ele orienta a elaboração dos critérios e métodos de avaliação, além de impulsionar uma reflexão que vai além da realização de promoções, benefícios e aumentos de salário, e toca o colaborador em sua essência enquanto profissional, valorizando e respeitando a sua função dentro da empresa.
Somente nessa concepção de valorização constante do capital humano é que a organização pode construir um olhar gerencial essencialmente humano, fazendo o seu colaborador se sentir acolhido, protegido, proporcionando mais segurança, confiança e construindo preciosos laços de interatividade que deixam a organização cada vez mais fortalecida.
Nessa lógica de conexão de sentidos gerenciais que avaliam o ser humano em todas as suas dimensões é que a avaliação de desempenho se concretiza como justa e eficaz, porque compreende o colaborador não como uma máquina produtiva, mas como uma pessoa com defeitos e qualidades, porém com uma imensa capacidade para a aprendizagem.
Fazer essa leitura e ampliar o olhar gerencial perante o processo de avaliação de desempenho oferece para a organização novas possibilidades de sustentação de sua missão organizacional, oferecendo mais interação e harmonia para a sua equipe de trabalho.
Assim, pode-se perceber que uma avaliação de desempenho eficaz depende de muitos fatores e dentre eles pode-se citar a maneira como a empresa compreende, avalia e valoriza os seus colaboradores, bem como as estratégias de construção de seus planos de ação e escolha dos métodos de análise, visando o alcance de melhores desempenhos produtivos.
Nessa concepção de escolha dos métodos de análise e construção de planos de ação que influenciam uma melhor avaliação de desempenho é importante ressaltar que eles precisam ser previamente planejados de forma a evitar qualquer tipo de erro, injustiça ou criação de conflitos entre os colaboradores.
Existem diversos métodos de avaliação de desempenho que vão desde os mais tradicionais e descritivos, como o Método das Escalas Gráficas que propõe uma análise matemática do desempenho de um colaborador, aos mais modernos e participativos como a Avaliação Participativa por objetivos, em que há interação entre gestores e colaboradores, num processo de participação na construção dos objetivos a serem alcançados.
Seja qual for o método escolhido pela organização para avaliar os seus colaboradores, eles precisam ser aplicados com muito cuidado, sensibilidade e bom senso, de forma a se construir com ética e respeito um diagnóstico real dos desempenhos produtivos, contribuindo assim, para as tomadas de decisão organizacional, bem como a construção de seus planos de ação.
Por fim, pode-se compreender que uma Avaliação de desempenho justa e eficaz deve propor uma intensa reflexão da prática administrativa da empresa, proporcionando não apenas os benefícios financeiros que cada colaborador merece, em função de seu empenho, trabalho e dedicação, mas também tornar a equipe de trabalho mais coesa, mais interativa e com mais dinamismo para que juntos possam construir uma organização comprometida com a qualidade.
Nessa perspectiva de realização de um processo de avaliação eficaz que possa provocar dentro das organizações as mudanças necessárias é importante enfatizar que essa vivência gerencial precisa ser tratada com muita racionalidade e sensibilidade gerencial para que o processo alcance efetivamente os seus objetivos, que passam pela busca de melhorias na performance produtiva dos colaboradores e consequente obtenção de melhores resultados pela empresa.
É incontestável que um colaborador comprometido e dedicado em sua atividade produtiva tenha maiores possibilidades de oferecer para uma organização a eficiência e a eficácia de que ela precisa para se manter produtiva e equilibrada economicamente. Mas será que as organizações têm utilizado os critérios adequados para realização de uma avaliação de desempenho justa e eficaz?
Esse questionamento deve ser pauta constante na prática administrativa de uma organização, pois ele orienta a elaboração dos critérios e métodos de avaliação, além de impulsionar uma reflexão que vai além da realização de promoções, benefícios e aumentos de salário, e toca o colaborador em sua essência enquanto profissional, valorizando e respeitando a sua função dentro da empresa.
Somente nessa concepção de valorização constante do capital humano é que a organização pode construir um olhar gerencial essencialmente humano, fazendo o seu colaborador se sentir acolhido, protegido, proporcionando mais segurança, confiança e construindo preciosos laços de interatividade que deixam a organização cada vez mais fortalecida.
Nessa lógica de conexão de sentidos gerenciais que avaliam o ser humano em todas as suas dimensões é que a avaliação de desempenho se concretiza como justa e eficaz, porque compreende o colaborador não como uma máquina produtiva, mas como uma pessoa com defeitos e qualidades, porém com uma imensa capacidade para a aprendizagem.
Fazer essa leitura e ampliar o olhar gerencial perante o processo de avaliação de desempenho oferece para a organização novas possibilidades de sustentação de sua missão organizacional, oferecendo mais interação e harmonia para a sua equipe de trabalho.
Assim, pode-se perceber que uma avaliação de desempenho eficaz depende de muitos fatores e dentre eles pode-se citar a maneira como a empresa compreende, avalia e valoriza os seus colaboradores, bem como as estratégias de construção de seus planos de ação e escolha dos métodos de análise, visando o alcance de melhores desempenhos produtivos.
Nessa concepção de escolha dos métodos de análise e construção de planos de ação que influenciam uma melhor avaliação de desempenho é importante ressaltar que eles precisam ser previamente planejados de forma a evitar qualquer tipo de erro, injustiça ou criação de conflitos entre os colaboradores.
Existem diversos métodos de avaliação de desempenho que vão desde os mais tradicionais e descritivos, como o Método das Escalas Gráficas que propõe uma análise matemática do desempenho de um colaborador, aos mais modernos e participativos como a Avaliação Participativa por objetivos, em que há interação entre gestores e colaboradores, num processo de participação na construção dos objetivos a serem alcançados.
Seja qual for o método escolhido pela organização para avaliar os seus colaboradores, eles precisam ser aplicados com muito cuidado, sensibilidade e bom senso, de forma a se construir com ética e respeito um diagnóstico real dos desempenhos produtivos, contribuindo assim, para as tomadas de decisão organizacional, bem como a construção de seus planos de ação.
Por fim, pode-se compreender que uma Avaliação de desempenho justa e eficaz deve propor uma intensa reflexão da prática administrativa da empresa, proporcionando não apenas os benefícios financeiros que cada colaborador merece, em função de seu empenho, trabalho e dedicação, mas também tornar a equipe de trabalho mais coesa, mais interativa e com mais dinamismo para que juntos possam construir uma organização comprometida com a qualidade.