A Crise Económica é Apenas Consequência de Várias Crises.

Sentimos apenas falta de dinheiro, mas tudo começou quando vendemos os valores sócio-culturais, quando economizamos apenas o dinheiro sem valor nenhum.

A relação entre os valores e o dinheiro reside no facto de que o dinheiro não significa nada sem se conhecer o seu valor. Nisto, se 20. 000 Mt ou outro valor pode comprar a bondade, a honestidade, a confiança, a humildade a compaixão a solidariedade, então vale muito mais do que um simples dinheiro.

Hoje, nas redes sociais e em outros fóruns em que a escrita é de carácter impreterível assistimos a um desmando económico das palavras. A tendência de se dizer nada em poucas palavras inala o bom senso de se dizer o necessário em palavras certas, o que desvaloriza as palavras economizadas.

O nosso país, para quem é moçambicano, é um dos mais ricos em recursos naturais. Tem uma grande pedra preciosa denominada corrupção e é polida todos os dias pela própria sociedade. Este acto propicia a acumulação de riqueza para uma pequena minoria dos cidadãos, o que acresce a nossa crise.

Na educação a crise não é de falta de livros é de leitores. Como ter uma economia estável com economistas que se baseiam na abstracção das suas ingenuidades. Pode declarar-se a crise mundial, todavia a dos outros países não está na educação. Quiçá Moçambique seja um exemplo prático de discussões desfavorecidas pela prática.

Se não educamos os nossos alunos a terem uma relação de amizade com a banca, a pouparem o pouco que não têm como vamos ter uma economia favorável.

A crise económica começa na acumulação de capital por indivíduos que não podem ter grandes relações com o banco, pelo menos do país.

Antes de termos todo o dinheiro que até hoje não temos, o país já teve melhor educação e já teve grandiosos valores sociais. Hoje com o desenvolvimento económico, prefiro chamar "devolvimento económico" pela sua deficiência de formação congénita, temos uma crise maior que a económica.

É caso para se dizer estamos em crise de tudo e a económica só agrava as outras crises.

Siscoj Chirindza
Enviado por Siscoj Chirindza em 18/03/2016
Código do texto: T5577521
Classificação de conteúdo: seguro