Para começar o texto vou fazer uma breve introdução as ações do homem ou praxeologia. Para um maior aprofundamento eu recomendo o livro Ação Humana, do Ludwig von Mises.
Praxeologia é o estudo da ação lógica do homem. Seu axioma é: Toda ação do homem é proposital. A prova de que ele é um axioma é que na tentativa de negar uma ação proposital, você estará agindo propositalmente. Um axioma por definição é inegável.
Uma ação proposital ou racional passa por três estágios, todos nesta ordem.
1- Estado de insastifação, onde estamos descontentes e insastifeitos com algo.
2- A idealização de um mundo onde essas satisfações são alcançadas.
3- A crença de que a ação poderá chegar neste ideal.
Com isso em mente, passamos para a economia capitalista.
O livre mercado propicia o menor preço nas mercadorias devido a conclusão da praxeologia: Para eu conseguir contentamento eu preciso agir, e para eu sair no lucro eu preciso vender.
Agora imagine várias pessoas querendo lucrar, compentindo umas com as outras. De que forma eu poderia maximizar meu lucro? Há respostas possíveis:
1- Se eu subir o preço, um incentivo será criado para alguém abrir o mesmo negócio, mas com o preço mais baixo.
2- Se abaixar o preço, mais pessoas comprarão..
3- Deixo o preço do jeito que está, mas não maximizo meu lucro.
Você, como empresário, o que faria? O capitalismo com a competição de mercado sempre abaixa o preço das prateleiras. Suponham que existem duas lojas que vendem as mesmas coisas. A X vende com o preço 2 vezes mais baixo que a Y. Se você fosse Y, abaixaria o preço ou manteria-o e assim, adiantasse a falência?
Praxeologia é o estudo da ação lógica do homem. Seu axioma é: Toda ação do homem é proposital. A prova de que ele é um axioma é que na tentativa de negar uma ação proposital, você estará agindo propositalmente. Um axioma por definição é inegável.
Uma ação proposital ou racional passa por três estágios, todos nesta ordem.
1- Estado de insastifação, onde estamos descontentes e insastifeitos com algo.
2- A idealização de um mundo onde essas satisfações são alcançadas.
3- A crença de que a ação poderá chegar neste ideal.
Com isso em mente, passamos para a economia capitalista.
O livre mercado propicia o menor preço nas mercadorias devido a conclusão da praxeologia: Para eu conseguir contentamento eu preciso agir, e para eu sair no lucro eu preciso vender.
Agora imagine várias pessoas querendo lucrar, compentindo umas com as outras. De que forma eu poderia maximizar meu lucro? Há respostas possíveis:
1- Se eu subir o preço, um incentivo será criado para alguém abrir o mesmo negócio, mas com o preço mais baixo.
2- Se abaixar o preço, mais pessoas comprarão..
3- Deixo o preço do jeito que está, mas não maximizo meu lucro.
Você, como empresário, o que faria? O capitalismo com a competição de mercado sempre abaixa o preço das prateleiras. Suponham que existem duas lojas que vendem as mesmas coisas. A X vende com o preço 2 vezes mais baixo que a Y. Se você fosse Y, abaixaria o preço ou manteria-o e assim, adiantasse a falência?