Passo a passo completo para cadastramento no sistema eSocial (Empregador Doméstico)
Empregadores domésticos precisam fazer o cadastro até o final de outubro de 2015.
Até o final do mês de outubro todos os empregadores domésticos devem se cadastrar na plataforma do eSocial. O sistema será responsável pela emissão do Simples Doméstico, boleto unificado com todos os encargos trabalhistas relativos ao emprego doméstico. A primeira guia correspondente ao mês de outubro deverá ser paga até o dia 6 de novembro de 2015.
Para efetivar a inscrição primeiro é necessário acessar a Consulta Qualificação Cadastral do trabalhador, (* link consulta abaixo) onde poderão ser indicadas diversas pendências cadastrais, bem como orientação sobre a forma de regularizá-las.
* http://esocial.dataprev.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml
Depois, o empregador deve realizar o seu cadastro e o do seu trabalhador doméstico. O acesso pode ser feito por meio de certificado digital ou de código de acesso (** Crie no link abaixo) o seu código de acesso e depois acesse o eSocial ( https://www.esocial.gov.br ) para efetivar o cadastro.
** https://login.esocial.gov.br/CodigoAcesso.aspx
Ao realizar o cadastramento do trabalhador doméstico não esqueça de também informar o número do celular que garantirá o recebimento de informações importantes do FGTS. Garanta mais este benefício ao trabalhador.
Como se cadastrar no sistema eSocial.
O cadastramento conta com duas etapas: no primeiro momento é necessário fazer o registro como empregador fornecendo seus documentos, posteriormente, será necessário cadastrar cada um dos empregados separadamente. No registro de trabalhador é necessário fornecer além dos dados pessoais também informações sobre aposentadoria e dependentes, para fins de recebimento do Salário Família.
Documentos para Cadastrar o Empregado
Para efetuar o cadastramento do empregado doméstico você precisa das seguintes informações:
Número do CPF;
Data de nascimento;
País de nascimento;
Número do NIS (NIT/PIS/PASEP/SUS);
Raça/Cor;
Escolaridade;
Número, série e UF (Estado) da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
Endereço residencial;
Endereço do local de trabalho;
Data da admissão;
Data da opção pelo FGTS;
Valor do Salário Contratual;
Número do Telefone (Preferencialmente celular);
E-mail de contato.
Recomendo a leitura do Manual eSocial onde consta o passo a passo completo para o cadastramento. Veja no referido manual os exemplos com imagens das telas apresentadas pelo sistema.
#Link para download do Manual do eSocial - Empregador Doméstico:
http://www.esocial.gov.br/doc/Manual_eSocial_Empregador_Domestico_1_versao.pdf
Fonte:- http://www.esocial.gov.br