OS SETE PECADOS CAPITAIS EM VENDAS
OS SETE PECADOS CAPITAIS EM VENDAS
Num mercado que vive em constante mudança as organizações buscam adaptarem-se ao novo cenário econômico, atentando-se a aplicação de estratégias a serem utilizadas para superar as dificuldades impostas por uma economia desestabilizada, portanto, o profissional de vendas diante desse cenário também deve estar preparado através de capacitação continua para desenvolver suas atividades de vendas com profissionalismo. Sabemos que tudo o que se precisa saber sobre vendas já foi escrito ou falado, mas, é necessário aprender algo novo todos os dias. Riscos, fracassos e mudanças são passos fundamentais no desenvolvimento de um profissional de vendas.
Tenho observado sete características negativas que levam o profissional ao erro e ao fracasso em vendas os quais posso definir como “pecados capitais em vendas”.
Abaixo descrevo os sete pecados capitais em vendas:
1. Falta de planejamento – Você não estabelece e nem atinge o objetivo. Não planeja. Habilidade de planejar vai dá a você condição de traçar um curso para desenvolver as suas atividades com mais segurança. Com bons planos você profissional de vendas pode priorizar tarefas, minimizar perdas e capitalizar oportunidades que apareçam pelo caminho. Você tem que acordar de manhã com um conjunto de metas claramente definidas. Ter uma agenda diária a qual você estará totalmente preparado.
É preciso fazer planos na dependência de Deus.
Pv. 16.1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor.
2. Falta de conhecimento do produto – Você não acredita no seu produto e não tem conhecimento do o mesmo. Não acreditar que o seu produto ou serviço é o melhor, trará consequência negativa, levando você a realizar poucas vendas (ou nenhuma). Se você não acreditar no seu produto o seu cliente também não irá acreditar.
3. Não conhecer o cliente - Você não se dedica a entender o cliente e atender às suas necessidades. É importante que os profissionais de vendas entendam o que os clientes pensam, suas necessidades e desejos.O atendimento ao cliente é a busca permanente pela excelência. Muitos profissionais de vendas não conhecem o cliente que vai visitar, e nem tão pouco sabe ouvir para aprender mais sobre ele. Estabeleça uma boa relação de confiança com o cliente para deixa-lo confortável. Use sua capacidade de se colocar no lugar do outro para manter a conexão, e empatia para estreitar o relacionamento. Cheque a energia e a convicção que você projeta, mostre interesse real pelo cliente.
4. Ser ganancioso – Você quer vender para ganhar comissões, em vez de pensar em ajudar os clientes e estabelecer um relacionamento duradouro. Lembre-se que tentar ganhar comissão leva ao fracasso pelo uso da insinceridade. Leva ao fracasso por falta de um serviço onde o cliente se sinta satisfeito e valorizado. Leva ao fracasso por não ter nenhuma motivação além do dinheiro.
É preciso ter domínio próprio
Pv. 25.28 Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.
5. Você não acredita em si mesmo – Sua atitude mental positiva é a força propulsora para o sucesso em todo o esforço de sua vida. A atitude mental positiva não é apenas um processo mental, é uma disciplina e um compromisso. Você tem que acordar todos os dias disposto a ser positivo e acreditar que é capaz de realizar qualquer tarefa com afinco e dedicação. Você é único, não existe outro igual a você.
Uau! Você é um vendedor.
6. Capacitação – Lembre-se de que as grandes vitorias e o sucesso continuo na profissão de vendas dependem do seu aprimoramento no uso das técnicas de vendas. Trabalhe em suas habilidades todos os dias, esteja bem informado sobre assuntos atuais, principalmente do ramo do que atua. Desenvolva novas maneiras de fazer suas abordagens de vendas, através de cursos, palestras e seminários. Leia livros, use a internet ao seu favor na busca de novos aprendizados.
7. Falta de persistência – Você não persiste. Você está disposto a receber um não como resposta e aceita-lo sem resistir. Você é incapaz de motivar, o cliente a agir, ou não está disposto a persistir até a sétima ou decima exposição necessária para realizar a venda.
A profissão de vendas é uma profissão na qual só sobrevivem os vendedores que possuem um sincero compromisso com a carreira escolhida.