Porque o Dólar tá alto?

Por Sylvia Macedo...

Hoje acordei com a MACACA. Quem diz. Ah! Eu não tenho um real no bolso, porque vou me preocupar com o dólar?

"Apoi" (como diz o matuto) se "apreocupe" pois o DÓLAR é o lastro da nossa economia e influencia tudo.

Até na venda do seu Zé ele sofre reflexos. Até na produção de um palito que limpa aquela carne (mesmo que de 3a.) entre seus dentes. O papel higiênico que limpa sua parte mais abissal e mais inóspita, ele se mete na definição do preço final de produção.

A economia gira em torno dele. Tarifas, matérias primas, combustíveis, etc dependem de sua temperatura. Se ele sobe... A gente SE LASCA.

Numa economia feito a nossa, tão sensível às "intempéries governamentais" , vulgo (excrescências que saem da cabeça de nossos politicos) volto a repetir... AGENTETAMOLASCADOS (como diz o matuto).

Uma variável tão complexa como o câmbio não pode ser explicada por somente um acontecimento mas sim por uma gama de acontecimentos.

O processo de deterioração econômica que o Brasil vem sofrendo e a desorganização política alteram o fluxo de investimentos e negócios no país.

A variação das moedas ao redor do mundo é uma consequência do fluxo internacional de negócios.

Basicamente é quanto da moeda (DÓLAR ) existe no mercado. Se muito (preço baixa) se pouco (preço sobe). Simples assim. Lei da oferta e da procura.

O Estado tenta influenciar a cotação do câmbio através de intervenções do Banco Central. Mas no final das contas, quem define são os investidores. Se eles fogem do país (aí PHOOOODEUUUU TUDO). Pq a oferta cai e o preço sobe. Entendeu???

Quem perde?

No lado do consumidor, praticamente tudo é impactado pela variação cambial.  Ou seja, é mais uma variável que deteriorará o poder de compra do real de forma sistemática.

Quem ganha?

No lado da produção, setores exportadores se beneficiarão da alta do dólar, pois produzem no Brasil (tem os custos em reais) e recebem pagamentos em dólares.

Já os setores importadores sentirão um impacto negativo, pois dependem de insumos (bens de capital, por exemplo) importados. Como bens de capital (bens ou serviços que produzem outros bens: máquinas, equipamentos, ferramentas, fábricas) são em geral comprados fora do país, o impacto será grande ao ponto de diminuir muito os investimentos no segmento industrial. Somado ao aumento da carga tributária, alta de juros, e crise de abastecimento de água e energia, a industria brasileira sofrerá .

Hoje acordei virada num "moidecoetro" Mérida à analista econômica. 😂😂😂😂. Bom dia pra vc que, assim como eu não tenho um Dólar no bolso 😉😉😉. Boa quinta feira!!!

SYLVIA MACÊDO
Enviado por SYLVIA MACÊDO em 24/09/2015
Código do texto: T5392716
Classificação de conteúdo: seguro