Empreendedorismo - Uma visão do processo

Você tem interesse ou já tem um negócio próprio em que busca algum lucro? Bem, então este texto pode ser interessante. Ele é uma parte da introdução do livro "Empreendedorismo - Uma visão do processo", escrito por Robert Baron e Scott Shane, lançado no Brasil em 2007. Você pode facilmente encontrar o ebook de graça na internet, e em português.

Aqui transcrevo uma parte da introdução do livro (com algumas alterações feitas por mim) que achei interessante e que eu gostaria de compartilhar com vocês.

-----

Quase nunca falha: em um coquetel ou outra reunião social, alguém que acabamos de conhecer pergunta: “Em que você trabalha?”. Quando dizemos que somos professores universitários, a próxima pergunta é algo do tipo “O que você ensina?”. Quando respondemos

“empreendedorismo”, muitos se mostram fascinados e logo deixam claro por quê:

A seus olhos, os empreendedores são um grupo realmente admirável – a versão moderna do personagem mitológico que podia transformar palha em ouro. No entanto, em vez de começar com a palha, nossos novos conhecidos presumem que os empreendedores começam com sonhos e ideias e transformam estes em ouro – novas empresas que os tornam

incrivelmente ricos. Resumindo, muitas pessoas que conhecemos estão convencidas de que ministrar cursos sobre empreendedorismo e fazer pesquisas sobre o assunto é um trabalho muito empolgante.

Certamente não iremos argumentar contra essa conclusão! Ambos acreditamos que o empreendedorismo é um assunto fascinante. De fato, foi nosso comprometimento pessoal com a área do empreendedorismo que nos levou a escrever este livro. Mais especificamente, acreditamos que nos últimos anos houve rápidos progressos em direção ao objetivo de se entender o empreendedorismo como um processo; esse progresso, por sua vez, resultou em importantes implicações que serviram para ajudar os empresários em seus esforços para criar novos empreendimentos. Apenas um pequeno passo separou essas crenças de perguntarmos a nós mesmos: “Podemos escrever um novo texto que reflita com precisão essas mudanças – um texto que enfatize a crescente sofisticação e utilidade de nossa área?”. Sendo otimistas por natureza, concluímos que valia a pena tentar e o resultado disso é o livro que

você está lendo.

Assim que decidimos escrever este livro, imediatamente percebemos que precisávamos de uma estratégia clara para atingir nosso objetivo – preparar um texto que representasse a área do empreendedorismo de forma abrangente, precisa e atualizada. Descreveremos aqui essa estratégia e as medidas que tomamos para implementá-la. Mas antes de fazer isso, achamos importante tecer um breve comentário sobre vários princípios básicos que nortearam nosso pensamento sobre empreendedorismo.

Eis um panorama dos princípios:

(A) - O empreendedorismo é um processo. Acreditamos que, recentemente, o empreendedorismo passou a ser visto mais como um processo em andamento do que como um evento único (por exemplo, a fundação de uma empresa ou o reconhecimento de uma oportunidade). Refletimos esse consenso crescente ao enfocar o processo empreendedor conforme ele se revela ao longo de várias fases distintas:

1-Geração de uma Idéia para uma Nova Empresa e/ou Reconhecimento de uma Oportunidade.

2-Reunião dos Recursos (Financeiros, Humanos, Computacionais) Necessários para Desenvolver a Oportunidade.

3-Lançamento do Novo Empreendimento

4- Administrando o Crescimento

5- Colhendo as Recompensas

Embora as separações entre essas fases freqüentemente não sejam muito claras, algumas vezes ocorram ao mesmo tempo, e o ciclo geralmente se repete até mesmo dentro das empresas. Acreditamos que em geral os esforços dos empresários para começar novos empreendimentos seguem esse processo básico. Assim, este livro também adota essa sequência e apresenta, de forma consistente, uma visão processual do empreendedorismo.

-

(B) - Em cada fase do processo, todas as variáveis de nível individual, nível interpessoal, nível grupal e as variáveis de nível social desempenham um papel.

Até recentemente, a área do empreendedorismo era marcada por uma discussão contínua sobre a seguinte questão: ao estudar o processo empreendedor, devemos nos concentrar no empreendedor (suas habilidades, técnicas, seus talentos, motivos, etc.), nas variáveis de nível grupal (informações fornecidas por terceiros, relações com co-fundadores, clientes, investidores de risco, etc.) ou no contexto social em que o empreendedor opera (políticas governamentais, tecnologia, condições econômicas)? Consideramos essa questão, em grande parte, desnecessária, já que, durante cada fase do processo empreendedor, os três tipos de variáveis desempenham um papel.

Por exemplo, considere a questão do reconhecimento de oportunidades. Certamente, esse processo ocorre nas mentes de pessoas específicas e reflete o impacto das variáveis de nível individual, como o conhecimento existente e a história de vida da pessoa.

Mas o reconhecimento de oportunidades não pode ocorrer a menos que algo potencialmente lucrativo surja das condições familiares, econômicas, sociais e tecnológicas – ou seja, os fatores do nível social.

Além disso, as outras pessoas com quem o empreendedor tem contato – amigos, sócios ou mesmo profissionais da mídia – são frequentemente importantes fontes de informações e podem desempenhar um papel fundamental no reconhecimento de oportunidades (fatores de nível grupal).

Resumindo, os três níveis de análise (individual, grupal e social) são relevantes e devem ser considerados para que se entenda totalmente o reconhecimento de oportunidades. Sugerimos que isso seja verdadeiro para qualquer outra fase do processo empreendedor; em outras palavras, os fatores de nível individual, grupal e social interagem para influenciar todas as ações e decisões tomadas pelos empreendedores. Consequentemente, todos os três níveis de análise estarão representados ao longo deste livro.

-

(C) - Não há separação ou tensão entre a teoria e a prática, pois eles são dois lados da mesma moeda. A área do empreendedorismo possui uma natureza dupla: de um lado, busca maior entendimento do processo – como ele se desdobra e os diversos fatores que o modelam e determinam o sucesso dos empreendedores; de outro, preocupa-se em fornecer aos empreendedores as informações práticas e habilidades que precisam para atingir seus objetivos.

Há alguma “falta de conexão” entre esses dois objetivos? Em nossa opinião, de jeito nenhum! Em quase todas as áreas, é um princípio bem estabelecido o fato de que o conhecimento sistemático são necessários para uma prática bem-sucedida.

Em outras palavras, devemos entender a natureza básica do empreendedorismo como um processo antes de continuarmos com a tarefa de fornecer aos empreendedores a ajuda prática que buscam. Por esse motivo, perseveramos ao longo do texto para atingir um bom

equilíbrio entre teoria e pesquisa, de um lado, e aplicação e conselhos práticos, de outro. Em cada capítulo, resumimos o conhecimento sobre aspectos específicos do processo empreendedor – e então indicamos como essas informações podem ser aplicadas para resolver os problemas práticos. Esse é o equilíbrio ideal, e atingi-lo é um dos principais objetivos deste livro.

-

(D) - A área de empreendedorismo é multidisciplinar por natureza: tem raízes importantes em muitas disciplinas mais antigas e mais bem estabelecidas, como a economia, a psicologia, a administração e a sociologia. Cada uma dessas áreas oferece uma perspectiva diferente e pode contribuir significativamente para nossa compreensão do empreendedorismo como um processo. Dessa forma, representar todas elas por completo neste livro foi outro princípio norteador que adotamos. O fato de que nosso treinamento e experiência juntos cobrem praticamente todas essas áreas (psicologia, comportamento organizacional/gestão de recursos humanos, administração, economia) ajudou-nos a garantir que adotaríamos uma abordagem multidisciplinar.

-------

Recanteiros, este foi um resumo da introdução do livro "Empreendedorismo - Uma visão do processo", escrito por Robert Baron e Scott Shane. Se você se interessou por ele, compre ou baixe o ebook. Eu ainda não o li, mas como achei que a introdução já possuía muitas informações interessantes, resolvi compartilhar com vocês.

Espero que gostem, abraços empreendedores!

Boris Becker
Enviado por Boris Becker em 12/04/2015
Código do texto: T5203894
Classificação de conteúdo: seguro