Filosofia de compras x demanda

Compras efetuadas por impulso, olhometro e memoriometro, é somente para pessoas excepcionais conhecedoras do ramo e da demanda, principalmente nos ramos de autopeças, onde tem uma gama de variedades e marcas e modelos de veículos, pesados e leves.

Os erros cometidos como exemplos de compras que ficam paradas no estoque, comprometem o caixa e corrói a rentabilidade em torno de 5% ao mês.

Porque perde 5% ao mês, é devido que o negocio deve resultar ou propiciar uma rentabilidade mínima de 5% liquida ao mês, contrario prova e ineficácia administrativa. Em gerir recebimentos e pagamentos.

O mesmo acontece ao não controlar e comprar itens novos e mesmo deixar de comprar itens cadastrados com possibilidade de vendas e comprar na praça para os suprimentos imediatos.

Filosoficamente comprar por impulso – olhometro ou memoriometro, podemos caracterizar como aquela compra que a dona ou dono de casa faz no supermercado quando esta com fome, onde muitas vezes compram-se itens desnecessários em quantidade, que não serão usados, vencem e caminhando para o desperdício e prejuizos.

No passado, antes da informática, comprava-se observando a demanda pelo fichário de Kardec, mais comuns nas Agencias vendedoras de veículos, ou a própria ficha acompanhante da mercadoria, onde havia o histórico de entrada e saída dos produtos. As mercadorias que ia se esgotando ia se colocando para nova compra, onde era observada a demanda. Ou onde havia verdadeiros gênios do ramo, comprava-se por intuição, porem em negócios menores, sem perigo para demanda de caixa, quiça feitas pelo próprio dono.

Sazonalidade também é importante e diferente em cada região do pais. Exemplificando citamos bateria que vende 50% a mais no tempo de frio. Correias industriais vendem-se mais no tempo das colheitas ou estiagem, onde se usa na agricultura e máquinas de processar ração para animais, etc.

O emperramento empresarial, (falta de boa rentabilidade), muitas vezes se da ao não ser observado os detalhes na melhor aplicação do capital. Aplica-se o mesmo em retorno = 0, então seria melhor uma poupança que geraria no mínimo, 0,7%, que é melhor do que zero. Observa-se que R$ 500.000,00 em estoque sem giro, proporciona prejuízo mensal de R$25.000,00 por mês, além dos custos de manutenção do mesmo. Se tiver inadimplência alta, acaba de complicar. O mesmo se da com ativos não cobrados, mau atendimento ou falta de layout interno e externo e propagandas inadequadas, são convites e ferramentas ao insucesso.

O comprador tem que ser corajoso, esperançoso, otimista, cabeça erguida e, além disso, trabalhar em cima de segurança, observando também com segurança as demandas de estoque e fluxo de caixa, ou verba de compras, que serão lhe determinadas.

Um pouco de ousadia e atrevimento meu, em expor um pouco de conhecimentos em 52 anos de experiência no ramo, não com um sucesso 100 por cento, porem um pouco de sucesso.

Frutal/MG, 27 de novembro de 2014.

José Pedroso

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 27/11/2014
Reeditado em 08/12/2014
Código do texto: T5050528
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