O VERDADEIRO LÍDER

Perguntou-se certa vez a um renomado líder por que tanta serenidade na condução de uma equipe de trabalho. Este respondeu que o segredo de um chefe é não agir como controlador e sim como motivador. Tal comportamento, inteligente e digno de aplausos, destoa frontalmente de gestores que comandam na base do grito e buscam resultados na base da intimidação, cultivando o estresse e a desmotivação das equipes. Para esse tipo de "profissional" o emprego ideal seria em uma fazenda, aos gritos, tangendo a boiada.

O líder de verdade é aquele que compartilha conhecimentos, se faz respeitar não por imposição de seu poder, mas pela simplicidade com que faz perceberem a sua autoridade. Valoriza cada conquista de sus liderados, pois tem a clara convicção de que o sucesso de sua equipe é a sua própria vitória. Torna o ambiente descontraído, estimulando a amizade, o diálogo e a descontração sem, contudo, por em segundo plano o comprometimento e a responsabilidade no cumprimento das tarefas do dia-a-dia, fazendo com que o clima organizacional seja de leveza e colaboração, onde cada membro da organização se sente corresponsável pelo sucesso de sua unidade de trabalho e busca continuamente a evolução dos resultados.

Infelizmente, nem todos aqueles que são elevados a um cargo de chefia, passam por um processo seletivo de qualidade, onde se busque identificar as competências de um líder. É por isso que ainda existem, em todas as organizações, aquelas pessoas que exercem o poder com arrogância e autoritarismo, transformando o ambiente de trabalho num campo de batalha, onde o prazer de trabalhar cede lugar ao medo e os resultados são perseguidos com base na coação e no terror. Para esses falsos líderes, só interessa o imediatismo do resultado conseguido a qualquer custo, estando fadado ao fracasso, pela falta de sedimentação das bases de sua gestão, com a inevitável desintegração do trabalho em equipe.

AFBRITO
Enviado por AFBRITO em 13/10/2013
Código do texto: T4523255
Classificação de conteúdo: seguro