AUTODESENVOLVIMENTO – UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA CARREIRA EXECUTIVA

Uma característica importante que se mostra cada vez mais necessária na carreira executiva é o autodesenvolvimento. Se um executivo pretende lograr êxito em seus empreendimentos ele necessita constantemente estar atento ao que ele mesmo está produzindo para fortalecer-se cada vez mais no mercado.

Para que isso aconteça é necessário que esteja atento para vários fatores que o cercam como constante aprendizado, capacitações, aperfeiçoamentos; estar conectado com as constantes atualizações comerciais, empresariais, tecnológicas e tudo que cerca sua carreira. Como Gutemberg B. Maceno descreve entre os sete erros capitais “na carreira executiva é a negligência com o autodesenvolvimento”. Temos percebido muitos executivos queixarem-se de estagnação na carreira, ou até mesmo de perder espaço para os mais novos ou novos conceitos que alavancam suas carreiras. Então, por que esses executivos estão perdendo terreno e estagnando suas carreiras. Vários são os erros cometidos; pode-se citar alguns como: acomodação, modismo de gerenciamentos, preguiça em relação a buscar novas metodologias, medo da modernização, concluir precipitadamente que buscando inovar-se corre o risco de ser demitido e muitos outros pontos negativos que poderíamos aqui elencar. Entretanto é importante frisar que em todo segmento sempre houve e sempre haverá quem assim proceda.

Vivemos um período no país que merece maior atenção na carreira executiva, pois com a economia brasileira se destacando entre as maiores potencias mundiais um executivo bem preparado tem muito mais oportunidades de conseguir uma boa promoção, um significativo bônus salarial, além de ver sua carreira numa ascensão sólida e estruturada. Mas para que se consiga obter esse sucesso não se deve negligenciar o autodesenvolvimento. E para isso o executivo precisa observar alguns aspectos que consideramos importantes:

Primeiramente ele deve possuir um desejo continuo pelos estudos. Muitos executivos estacionam na carreira por perderam esse desejo que o trouxe até onde chegou. Esquece-se que pra chegar até a posição que almejou precisou de muito estudo, muita dedicação, muita leitura. Certa vez um sábio professor disse em sala de aula: “seja um ávido leitor, um apaixonado pelos estudos se quiser ser um homem bem sucedido e o será também um profissional acima da média e bem sucedido”. Concordando com essas palavras afirmo que se você não for um apaixonado pelos estudos e leituras constantes, com certeza está fadado a ficar na média e não chegar longe na sua carreira. Entretanto vale lembrar o grande Rui Barbosa que disse: “Os que madrugam no ler, convém madrugarem também no pensar. Vulgar é o ler, raro o refletir... Um sabedor não é um armário de sabedoria armazenada, mas transformador reflexivo de aquisições digeridas”.

Um segundo aspecto para um executivo de sucesso é saber elaborar um bom programa de autodesenvolvimento. Esse programa deve estar bem fundado em seus objetivos pessoais e também profissionais. Um executivo que não tem objetivos pessoais e profissionais não está apto a gerir a si próprio e muito menos outras pessoas com objetivos pessoais e profissionais. Um executivo que pretende fazer de sua carreira um sucesso deve aprimorar suas habilidades como gestor, aumentar suas qualidades como líder, precisa se manter atualizado em seus conhecimentos técnicos, precisa sempre estar fazendo um upgrade.

Uma terceira característica importante na carreira executiva de sucesso está em chegar ao final do dia tendo aprendido algo novo. Paulo Freire uma vez disse: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Estamos o dia todo em contato com situações que nos trazem aprendizado mesmo quando estamos ensinando outros, por isso faça uma análise todos ao terminar seu dia o que você aprendeu, oque aconteceu de diferente que mereceu sua atenção especial. Quantas pessoas diferentes você conheceu. Reflita sobre seu desempenho no trabalho, não termine seu dia da mesma maneira como o iniciou.

Uma última característica, porém não menos importante, está em desenvolver a qualidade da persistência. Um executivo de sucesso é sempre persistente no que faz. Permanece vislumbrando novos horizontes, não desiste de lutar para construir um futuro melhor, insiste na busca da carreira e dos bons resultados. Todos os casos de executivos bem sucedidos em sua carreira trazem consigo a persistência naquilo que querem, naquilo que buscam, são insistentes, dedicados, obstinados, focados e construíram suas bem sucedidas carreiras com muitas lutas, empenho e visão de conquista dos objetivos.

Uma das ferramentas de importância vital na carreira de todo executivo de sucesso com certeza é o autodesenvolvimento. E se você também deseja ser um executivo de sucesso deve dar atenção a essa ferramenta no seu dia a dia.

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 20/11/2012
Código do texto: T3995464
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.