Modelo de Negócio - Prestadora de Serviços de Intermediação

Considerações Importantes

O Sistema de Consórcio em meio aos produtos financeiros disponíveis e ofertados no mercado brasileiro tem mantido vigor comercial ao longo da linha do tempo.

Mesmo com a cultura imediatista dos compradores brasileiros, é crescente o número de clientes que contratam o sistema de consórcio como opção para a aquisição de bens de consumo e, ultimamente de bens imóveis.

Também é respeitável o numero de clientes fiéis ao sistema, inclusive contribuindo ativa e positivamente com a educação financeira dos inclusos em sua área de influência.

Como item de fomento na comercialização de veículos, com ampla gama de valores, o sistema de consórcio mostra-se consolidado e neste contexto destaca-se particularmente o Consórcio Servopa, que tem mais de 40 anos de história e já se consagrou na linha do tempo com atributos de credibilidade e excelentes serviços aos seus clientes, colaboradores e parceiros.

Cabe aos profissionais do setor apresentar o sistema de consórcio como opção de investimento para todos os segmentos a que supre solução com valores, taxas e prazos para qualquer perfil.

O mercado de Curitiba e da região metropolitana tem apresentado oportunidades para novos nichos e novos segmentos com clientes à espera de atendimento personalizado e de alto padrão, pois o segmento Premium nunca foi o foco dos vendedores medianos que persistem em realizar seu volume de contratos com critérios meramente funcionais. O cenário de aquecimento no setor imobiliário tem exposto todas as formas de financiamento, e nesse momento, os custos substancialmente mais baixos nas aquisições através do sistema de consórcio, tem colocado o produto no foco dos investidores.

Sugiro que, além das atividades normais, criemos uma linha de trabalho mais bem elaborada, com foco em elevar o ticket médio, de modo a otimizar os investimentos, colocando o produto mais perto de perfis mais sofisticados, com educação financeira e processo de decisão voltados a evolução de patrimônio.

Proponho a criação de rede de relacionamentos e a oportuna seleção de parceiros comerciais que tenham experiência em segmentos que estejam alinhados com o plano de negócios.

A curva de maturação desse processo tende a ser baixa em função de o planejamento ter foco específico. Porém o baixo investimento em estrutura permite desenvolver campanhas com zelo e parcimônia, permitindo a gestão da qualidade.

Gestão Financeira

Um bom início de operação parte da premissa de que os recursos estejam disponíveis para sustentar e alavancar o projeto, que por seu formato, prevê brevidade na entrada de recursos oriundos de comissões sobre as vendas dos contratos e demais conversões geradoras de remuneração.

Do fluxo entrante no caixa, há que se visualizar uma divisão por três, a saber: 1/3 mantém-se em caixa do escritório; 1/3 para remunerar os gestores, sobrepondo-se e não somando às suas garantias mensais; e o 1/3 restante para compor a distribuição de lucros a ser retirada pelos sócios.

Outra fonte de receitas, praxe nos tratos com o Grupo Servopa, e com lojistas e Concessionários da região são as comissões por intermediação de vendas de produtos comercializados por todo o Grupo, de motocicletas a caminhões. Todas as solicitações que os clientes atendidos possam fazer demandam atenção e cuidados ao agendar os eventos que possam geradores de receita se convertidos em negócios realizados.

A remuneração da operação, compreendendo os recursos mantidos à disposição do escritório, terá sua aplicação em oportunidades que fatalmente surgirão ao longo das atividades. Como exemplo, cotas de clientes contempladas por sorteio, que não sejam faturadas, podem ser fontes de receita extra, mas demandam colocar recursos prontamente à disposição do sorteado.

Os volumes desses recursos acumulados na linha do tempo podem sustentar a expansão da área de influência com a abertura de novos escritórios e pontos estratégicos, financiar novos projetos e ainda premiar o investidor e sua visão de mercado.

MODELO DE NEGÓCIO

Pessoa Jurídica Prestadora de Serviços

Representada: Servopa Administradora de Consórcios Ltda.

Estrutura:

Escritório de Representação

Sala de Atendimento

Sala de Reuniões

Sala de Treinamento

Biblioteca

Computadores Pessoais

Multifuncionais

Acesso à internet

Plano de Telefonia

Veículos de Representação com Comunicação Visual (Plotagem)

Website

Investimentos em Estrutura:

Equipamentos Telefonia e Informática R$

Veículo de Representação R$

Comunicação Visual do Veículo R$

Treinamentos:

Padrão de Atendimento da Administradora

Conteúdo Contratual

Características dos Segmentos

Conteúdo Motivacional

Conteúdo Técnico

Dicas de Abordagem

Técnicas de Fechamento

Plano de Mídia:

Panfletagem

Cartões de Visita

Redes Sociais

Patrocínios pontuais

Distribuição de Brindes

Publicidade Jornais

Plantões em pontos estratégicos

Pop up em layout desmontável

Despesas Operacionais:

Garantias Gestores

Auxiliar Administrativa

Locação dos Escritórios

Plano de Telefonia e Acesso à Internet

Despesas com combustíveis

Verba de Representação

Plano de Mídia

Metodologia

Prospecção

Agendamento de Visitas

Ações Externas

Parcerias Estratégicas

Convênios

Criação de novos nichos

Ricardo Ananias
Enviado por Ricardo Ananias em 06/11/2012
Reeditado em 06/11/2012
Código do texto: T3972341
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