Compras é o cérebro, vendas o coração, gastos a vida e o equilíbrio empresarial.

Em comparação empresa e corpo humanos é fácil destacarmos a vida destas dependentes dos procedimentos no cotidiano empresarial e nas praticas administrativas, nas quais há de se prevalecer o profissionalismo acima de tudo, aliado ao entusiasmo, à esperança, perseverança, sonhos e comedimentos.

Quando referimos as empresas com os objetivos de vendas mercantis, as compras acabam inseridas como o cérebro empresarial, onde vai concretizar a missão da mesma que é o atendimento da clientela proposta e que nos é dada os objetivos de prestação de serviço comunitário também, alem de outras características, como exemplo, as pessoas ou mesmos o mercado, quer comprar algo e nos os empresários estabelecemos para cumprir ou satisfazer as necessidades destes e vice e versa.

Ao colocar o CÉREBRO como materialização empresarial no item compras, podemos destacar que hoje podemos contar com novas tecnologias, como a informática, sendo uma ferramenta indispensável no item compras, onde o comprador poderá se utilizar das estatísticas de vendas para definir o quanto comprar, quando softer agrega a famosa curva ABC. Muitos programas existentes no mercado atualmente, na hora de vendas os vendedores dizem que tem a curva ABC, porem na verdade não tem e oferecendo somente estatísticas dos mais vendidos e menos vendidos por períodos.

Antes do advento da informáticas, tínhamos que comprar mais pela intuição, e também com auxilio de fichários e Kardex, tornando processos mais demorados.

Quando falamos compras como o cérebro empresarial, estamos enfocando o capital de giro e que se não bem aplicado, poderá comprar itens em quantidades mais extensivas de pouco giro, quando não se trata de compra profissional, ou faze-la sem pensar na venda e no caixa. Causando assim problemas de caixa á empresa.

Destacarmos o item venda como o CORAÇÃO da empresa, porque sem estas nada é feito e os planos vão todos para água abaixo. O coração deve estar sadio e bater forte, porque tudo mudou e os clientes estão todos elétricos, com pressa e querem ser atendidos logo, pois se torna uma corrente bola para frente, ninguém mais quer andar a pé como dantes, isto quando estamos falando do ramo automotivo. Por falar em ramo automotivo, nas vendas de peças e acessórios, classificamos como venda técnico, em que o vendedor, para tornar profissional leva no mínimo três anos, para ser vendedor iniciante e agora se tornando mais complicado ainda visto a diversificação com a entrada dezenas de marcas novas no mercado.

Para vendas há de haver equipe motivada, experiência, profissionalismo, esperança, sonhos e tudo recheado a perseverança e mais o alimento não carnal, que é a fé e espiritualização.

Os GASTOS, inseridos no item pagamentos, compondo na comparação, como o restante das funções vitais do corpo humano onde o equilíbrio torna-se fundamental. Obviamente quem gasta mais do que ganha se complica e na empresa não é diferente, quando destacamos em regra geral 70%, na regra geral, vai para pagamento dos fornecedores, 20% para despesas, 2% para possíveis perdas e outros, sobrando somente 8% para possível lucro, que se não tiver um serviço de cobrança bem ativo o organizado a inadimplência acaba lambendo o possível lucro. Pior ainda é quando o empresário se esquece que esses numerários recebidos são para são para cumprir os compromissos empresariais e emprega em outros investimentos, comprometendo o capital de giro e a empresa em dificuldade.

Concluindo, há de haver o profissionalismo, comprometimento, idealismo e o principal evitar o Maximo os erros com respeito ao giro de mercadorias, que não gostam de ficar paradas, querem ser útil logo e vendas profissionalizadas, para que os possíveis lucros, não fiquem em estoques parados e em inadimplentes.

Frutal/MG, aos 12 de agosto de 2012.

José Pedroso

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 12/08/2012
Reeditado em 20/01/2021
Código do texto: T3826536
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