Concorrência
 
Concorrência, esta palavra é a que mais atemoriza empresas e vendedores. Que bom ou mal seria se não houvesse a concorrência. Bom, pois se não houvesse, vender-se-ia tranqüilamente, porém mal, porque a concorrência é um dos fatores fundamentais para a melhoria e investimentos na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor como também preços mais acessíveis.
 
É a concorrência que provoca a necessidade de qualificar empresas, de qualificar profissionais na área de vendas para assim oferecerem mais qualidades no atendimento ao cliente. É a concorrência fator responsável para empresas se modernizem, investindo mais para reduzirem custos, mantendo assim seus lucros com menores percentuais. Ainda é preciso dizer que a concorrência é responsável para que a população possa ter maior variedade de serviços e de produtos diversos e similares Enfim, a concorrência é o maior bem existente, onde todos acabam ganhando, embora, seja uma pedra no meio do caminho para as empresas e para os vendedores.
 
Como vendedor, um dos maiores obstáculos encontrados e fator de muitos vendedores deixarem a profissão é a concorrência. Muitos iniciantes na área de vendas ao saírem a campo logo se deparam com este leão e não sabem como domina-lo. Já outros após muitos anos de vendas a concorrência acaba sendo o fator de saírem da profissão. Mas, a reflexão que fica é: porque a concorrência é um grande obstáculo para este profissional? A resposta é simples: pela falta conhecimento sobre o produto ou serviço que vende e também pelo despreparo do vendedor que por falta de qualificação com o tempo vai perdendo a habilidade de vender, pois muitos, por não se manterem em formação constantes vou diminuindo a capacidade de persuasão e de argumentos.
 
Outro fator também muito importante a se refletir  é que a concorrência se dá pelo aumento da demanda, ou seja, na medida que aumenta a procura de determinados produtos ou serviços a tendência natural é aumentar o numero de empresas focadas nesta demanda, mas, um outro fator está relacionado à ineficiência do empresariado que por diversas falhas, abrem o espaço, oferecendo oportunidade para que outros aproveitem desta abertura ou ainda, pelas falhas diversas do vendedor proporciona entrada de novos concorrentes. 
 
Em suma, a concorrência tende a cada vez ser cada vez maior e sempre será uma pedra no sapado do mundo empresarial como também para os representantes de vendas, no entanto, como citado acima, ela é necessária e fundamental para a melhoria na qualidade, na maior disponibilidade de ofertas para o consumidor, em investimento em melhor atendimento e por fim, a associação de qualidade e preços competitivos. Como também a concorrência é de suma importância para o vendedor estar sempre se aperfeiçoando as técnicas de vendas para acompanhar a evolução do mercado tornando-se cada vez mais profissional. 
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 22/07/2012
Reeditado em 10/04/2014
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