FABRICAS DE AUTOMÓVEIS - "SANTA" CONCORRENCIA

A concorrencia é saudável para regular preços, óbvio que concordo com muitas reclamações em geral sobre o ramo textil, mas vejam que o setor automobilistico mudou muito desde 1995.

"Pesquisando" no meu acervo de revistas velhas, me deparo com uma página de "briefings" (nome bonito né, para uma revista de brasileira e de circulação nacional - Suma Econômica).

Ela publica em 1995 que A Fiat em 1994, superava pela primeira vez em 30 anos a Volkswagen do Brasil, assumindo o primeiro lugar de maior montadora de veiculos do Brasil, no ranking das "Nacionais".

Naquela oportunidade a Fiat alcançava a perigosissima marca de 33,3% da produção nacional quase um monopólio. Atras ficaram a Volks com 33,2% (dif. de apenas 2.195 unidades) e a Ford com o terceiro lugar com 19,1%, o que significava uma participação de apenas 15% para as "estrangeiras" que chegavam.

Como podem ver no quadro abaixo, a Fiat em 15 anos perdeu a considerável fatia de 11% sendo que a GM também em igual proporção e a Ford perdeu menos ficando com uma queda de apenas 9%, totalizando 31% que agora pertence a outras montadoras.

As Malharias fizeram isso há mais tempo com o setor textil de tecidos planos, mas ninguém podia reclamar a não ser espernear. Depois a evolução da industria de roupas tanto no vestuário como na cama e mesa, fizeram a mesma coisa com o varejo de tecido a metro, desbancando enormes redes de lojas como Pernambucanas, Buri, Riachuelo e tantas outras médias no Rio de Janeiro, Sao Paulo, enfim, todo Brasil, onde todos para sobreviverem tiveram que partir para revenda de eletros-domesticos e roupas prontas e cama mesa e banho que já havia surgido decadas antes.

Portanto, as mudanças de comportamento do consumidor, as medidas que o Governo impõe para reduzir a inflação e a propria tecnologia, tornam o mercado de oportunidades uma crueldade imprevisivel.

O computador mesmo, por exemplo, foi implacável com a junção espetacular da TV(monitor), maquina de escrever (teclado) e internet(caixa postal) que matou os correios em parte. Matou o fax, matou o telex, matou os "scanners" antigos além da incomoda corridinha que eramos obrigados a fazer na copiadora "Xerox" da esquina e tantos outros acontecimentos que não me recordo nesse momento.

Portanto, mexam-se todos, o mundo não pode parar e ficar inundado por um rio de lágrimas.

Participação das montadoras nas vendas de automóveis e comerciais leves em 2010

1ª - Fiat - 22,84%

2ª - Volkswagen - 20,95%

3ª - GM - 19,75%

4ª - Ford - 10,10%

5ª - Renault - 4,82%

6ª - Honda - 3,80%

7ª - Hyundai - 3,18%

8ª - Toyota - 2,99%

9ª - Peugeot - 2,71%

10ª - Citroen - 2,52%

*Automóveis mais vendidos em 2010 *

1º - Gol (VW) - 293.783

2º - Uno (Fiat) - 229.323

3º - Celta (GM) - 155.180

4º - Fox/CrossFox (VW) - 143.782

5º - Corsa Sedan (GM) - 141.443

6º - Palio (Fiat) - 137.159

7º - Siena (Fiat) - 120.518

8º - Fiesta (Ford) - 95.505

9º - Ka (Ford) - 84.883

10º - Voyage (VW) - 82.708

Obsrv. A Volks, continua campeã de vendas no carro popular o GOL, o mais caro e mais pelado do mercado em comparação com outras montadoras "estrangeiras". Eta povinho "nacionalista", sô !!! rssss

Fazer o que?

Luiz Bento (Mostradanus)
Enviado por Luiz Bento (Mostradanus) em 23/04/2012
Código do texto: T3629728
Classificação de conteúdo: seguro