Em uma Empresa existem vários setores, e varias pessoas ligadas aos setores, cada setor tem um responsável, alguns acumulam função e acabam se tornando o cara, aquele que interfere nos outros setores, ai começam os conflitos e futuramente podem vir a se transformar em guerra interna, quando descobrimos que o conflito virou guerra?
Quando começamos a fazer perguntas, enquanto só damos as respostas não estaremos amadurecendo, precisamos parar, refletir e perguntar: qual o setor que mais produz? e qual, o que dá mais condições para que outros setores possam produzir? um não sobrevive sem o outro então, como saber qual o mais importante? Se pensarmos em uma empresa de vendas de produtos diversos em atacado, a primeira resposta que nos vem a mente, a que maioria vai responder que é o vendedor! Estão eles errados? a resposta com certeza será não,
Porém quem é o vendedor? a pessoa que vai de porta em porta, mercado lojas e etc..com sua valise e seus formulários de pedidos? a princípio sim, e quem transporta a mercadoria até os pontos de entrega, também é um vendedor?, alguns podem divergir quanto a essa resposta, penso que a maioria responderá que sim! caso a mercadoria não chegue ao ponto de entrega por mais desenrolado que seja o vendedor, a venda não é concluída, ele não conseguirá convencer ao comprador que foi um engano, teremos um consumidor ou comprador, insatisfeito, o vendedor desacreditado e o nome da empresa comprometido.
O Setor de compras de uma empresa em atacado, pode se dizer que é essencial, escolhe os produtos e busca melhores preços, quem faz as compras de mercadorias para revenda pela empresa, também é um vendedor, para se vender um produto de boa qualidade é preciso saber comprar bem, quem sabe comprar bem sabe vender e facilita a vida do vendedor com boas opções e melhores preços.
O responsável pelo estoque de mercadorias também é um vendedor se a mercadoria sair do local de estoque da empresa danificada chegará ainda mais danificada e provavelmente vai ser devolvida, se isso não acontecer, possivelmente o cliente não mais comprará o transportador nesse caso não será o responsável pela mercadoria estragada, a princípio o responsavel pelo estoque será, mais toda a empresa nesse caso para o comprador pode ser a culpada.
Quem recebe os telefonemas da empresa e passa as ligações para seus destinos com agilidade e eficácia, com um sorriso no rosto, quem limpa as salas, quem fornece um cafezinho para as visitas todas as pessoas envolvidas no trabalho da Empresa, também vende? eu digo que sim, a satisfação interna e externa, gera qualidade e boa produção, em todos os sentidos, uma empresa sitonizada...um sonho?
O Setor de Informática, hoje considerado para alguns o cérebro da empresa, alguns dizem que são como máquinas por isso cérebro e não Coração, nada funciona sem esse setor, com as diversas atribuições na empresa, são eles que guardam as informações e possibilitam com seus softwares de controles de mercadoria, agenda, contabilidade e etc...que a empresa seja agil, além de manter a internet funcionando e mantendo todos os dados Em segurança contra invasões de virús e etc...
São eles que dão suporte aos demais setores, todos acabam dependendo deles e eles sabem muito bem disso, e por estarem na onda não são nem um pouco humildes e fazem questão de lembrar, acabam até entrando em outros setores, isso em empresas onde os administradores, não tem o conhecimento na área e eles os tem em suas mãos, com poderes ilimitados, são vendedores também, claro, sem o acesso aos dados dos produtos em tempo real, o vendedor não Pode vender.
Temos visto nas empresas, guerras internas dos setores mais importantes, informática com maior poder sobre os demais, transporte, estoque, marketing, vendas, jurídico, administrativo, brigando porque não acreditam que são importantes, ou são menos importantes do que os outros, ou se acham mais importantes e por uma necessidade deles próprios, eles tem seus conflitos pessoais internos, mostram toda sua força desnecessariamente, gastam tudo e se desgastam até que esgotem todas as suas forças, que poderiam ser melhor utilizadas, levando essa força para motivar seus colegas de empresa a vender mais.
Não colegas de setores, como se cada setor fosse uma empresa diferente, cada um responsável com números e gráficos para mostrarem que seu setor teve um percentual maior de influencia no crescimento da empresa, e querem mais poder até do que remuneração propriamente, só se outro tiver uma melhor do que a sua.
Quando encontram um determinado setor que nos gráficos, elevou um crescimento maior para a empresa do que o seu, ele faz outra pesquisa ou levantamento que mostre que aquele setor poderia ter crescido mais ainda se usasse determinada estratégia, elaborada pelo seu setor, e que o responsável pelo setor de maior crescimento da empresa está ultrapassado, já trabalhou muito e a empresa não pode estagnar, com tempo de sobra para elaborar relatórios e preparar argumentos sem fim, no corre, corre, para fazer a empresa crescer algumas pessoas ou setores não tem tempo de preparar relatórios para identificar as falhas dos seus colegas ou setores.
Alguns adivinhos vêem uma tragédia antes que aconteça, não Acreditam nem que ela chegue a acontecer, mas..dizem aquele setor cresceu demais e o pessoal não está preparado, vamos ter que contratar uma empresa para fazer um trabalho de análise de Swot, vamos nos organizar senão a gente vai ser ultrapassado pelas concorrentes, urgente..gritam os pessimistas de plantão.
Os responsáveis pelo marketing, emissão de notas fiscais, enfim toda a empresa vende os produtos. È fato que não se discute.... sabemos que a pessoa que vai de porta em porta, que leva o nome da empresa, a pessoa que vai convencer aos consumidores, mercados lojas etc...que seus produtos, são bem conservados e que serão Entregues no prazo, sem duvida nenhuma é o vendedor!
Para que ele faça bem o seu trabalho, é preciso que ele confie na sua empresa, que tenha certeza de que a forma de armazenar os produtos pelo seu colega de estoque é correta! que seu colega responsável pelo transporte e entrega vai cumprir o prazo que ele se comprometeu em nome da empresa, que os preços serão mantidos, de nada adianta um cavaleiro sem um bom cavalo e vice-versa uma empresa de vendas sem um bom vendedor e vice-versa um bom vendedor sem uma boa equipe e vice-versa
Todos são iguais, cada um com a sua importância dentro da empresa então como saber identificar as áreas de conflito e administrar esses conflitos? onde está o problema? porque setores se enfrentam em busca de maior poder, porque isso acontece em algumas empresas? acredito que todos os problemas estão relacionados a problemas internos que existem e para não se comprometerem alguns chefes ou responsáveis diretos deixam que os setores se enfrentem com o pensamento de que essa disputa trará maior crescimento na empresa, existem pesquisas de que os conflitos são responsáveis por uma parte do crescimento das empresas.
Gerando disputas e fazendo com que cada funcionário dê o máximo para superar seu colega e vice-versa, ai vai uma pitada do sucesso, porém conflitos devem e precisam ser administrados, precisam ter um acompanhamento para não se transformar em guerra e a produção venha a cair drasticamente, colaboradores insatisfeitos e estressados, com um problema se agravando, identificado o estresse, a queda da produção, algumas empresas empurram com a barriga, fazendo de conta que não vêem e tudo se resolverá com o tempo, não buscam solução para os conflitos, não dão um basta, gastam o que ganharam no passado para manter os funcionários que foram responsáveis pelo crescimento da empresa e agora estão em confronto, não sabem qual foi o mais importante, qual o que mais contribuiu e não fazem absolutamente nada para resolver o problema.
Uma empresa bem formada, que sabe o que quer, que zela por seus colaboradores não permite que um determinado setor interfira no funcionamento de outro, ela faz o contrário define que aquele setor deva apoiar os outros setores como parte de suas obrigações, diretores devem interferir quando sentem que existe uma intromissão ou uma picuinha Entre seus setores, mesmo que isso diminua o crescimento da empresa, crescimento menor com qualidade, significa melhor qualidade de vida para seus subordinados, e maior solidez para a empresa, as mudanças acontecem rapidamente e empresas com problemas, aciosas, Buscam compensar seus problemas e vão as compras, como uma pessoa normal, querem o que tiver de mais avançado em termos tecnológicos, novos softwares, ferramentas complicadas, sem tenhum teste, leram em uma revista que é ultima geração, sem dar um tempo para que seu pessoal se prepare, impõem goela abaixo e quem não estiver de acordo.
Não está acompanhando as mudanças de mercado, quem não souber inglês se vire e se qualifique para aprender a manusear, o pessoal vai em frente e consegue se atualizar e os equipamentos começam a dar problemas, funcionários parados a espera por uma solução, é um trava aqui e um trava ali e ninguém assume, acabam dizendo que o pessoal não estava preparado, provando que a previsão dos especialistas em todas as áreas, estavam certos até mesmo quando erram, é incrível o numero de casos parecidos com esse.
Em condomínio de um prédio importante empresarial no ano de 2011 implantaram um moderno sistema de catracas com identificação biométrica, até hoje não funcionou, precisa que um funcionário, fique com um cartão digital liberando as catracas para que as Pessoas em visita ou condôminos possam trafegar sobre as catracas que além de esteticamente deixam o lugar com ar de metrô, quando os funcionários estão ocupados, as catracas ficam livres sem função.
A única função é de atrapalhar o ir e vir das pessoas, resta saber de quem foi a idéia para a colocação das catracas? o que impede Que elas funcionem? a princípio a empresa contratada falhou, o Vendedor fez seu papel, vendeu o que a empresa desenvolveu e ele acreditou ser um bom produto, o transportador as entregou, a empresa foi comprometida e todos os seus setores são culpados
Como eu disse: quem compra bem vende bem, o condomínio do prédio fez um péssimo negocio, e o sindico? diz: vocês vão ter que engolir as catracas, e nós continuamos pagando a cada ano um valor maior pelo condomínio e deixando nos empurrar goela a dentro, traqueiras modernas sem serem testadas, somos cobaias das empresas que querem vender cada vez mais, anciosas, que não administram seus conflitos que se transformam em guerra, e não tratam os seus Problemas internos com seriedade.
Conflitos nas Empresas