“O FUTEBOL DOS BILHÕES”
“O FUTEBOL DOS BILHÕES”
ECONOMISTA E PALESTRANTE WELINTON DOS SANTOS
O futebol é o esporte mais popular do Brasil e um dos mais populares esportes do mundo, mas além de esporte, mostra-se uma fábrica de oportunidades de carreiras e negócios.
Com maior profissionalização do futebol brasileiro, melhoria da gestão, o futebol brasileiro potencializa os campeonatos, provocados também pela melhoria da economia do país, estabilidade da moeda, além de grandes eventos esportivos futuros como a Copa do Mundo, faz com que bons jogadores e futuras promessas como Neymar, Ganso, Lucas, experientes craques como Ronaldinho, Fred e outros prefiram estar no Brasil.
Ao avaliar os times, merecem destaques os times do: Santos, Atlético Mineiro e Fluminense que aumentaram relativamente os valores de suas marcas em 49%, 36% e 30% respectivamente no ano de 2011 em comparação a 2010. O destaque de 2011 vai para o presidente do Santos, o experiente empresário Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, a marca do clube pulou da 8ª posição para a 6ª marca mais valiosa, com projeções de crescimento para 2.012.
Outro destaque é a marca do Corinthias que pode em breve ser uma das 10 maiores marcas em valor de mercado do futebol mundial, sendo a marca mais valorizada do Brasil, o valor em 2011 chegou à R$ 867 milhões.
As 6 marcas mais valorizadas do Brasil, foram responsáveis por 79% da evolução (acréscimo) do valor de mercado da ordem R$ 2,3 bilhões no período de 2004-2011, os valores atuais das marcas em 2011 são: Corinthias (1º) R$ 867 milhões, Flamengo (2º) R$ 689,5 milhões, São Paulo (3º) R$ 664,2 milhões, Palmeiras (4º) R$ 452,9 milhões, Inter (5º) R$ 277,9 milhões e Santos (6º) R$ 227,9 milhões. Dados da BDO RCS.
Os critérios de avaliação das marcas contam com 18 tipos de variáveis, desde hábitos de consumo de torcedores até demonstrações contábeis.
O estudo da Crowe Horwarth RCS em 2010 apontou que as 5 marcas mais valiosas do mercado mundial são: o inglês Manchester United (1º) R$ 3.137,8 milhões (mais de 3 bilhões de reais), no segundo lugar ficou o espanhol Real Madrid, com um valor de marca de R$ 2.262,3 milhões, o inglês Arsenal (3º) avaliada em R$ 2.019,5 milhões, Barcelona (4º) R$ 1.710 milhões e o Bayern de Munique R$ 1.692,9 milhões.
Com a potencialidade dos eventos esportivos futuros e o destaque internacional do cenário econômico brasileiro, investir nos craques da bola pode ser uma alternativa rentável de aplicação financeira.
As projeções em mídia do tamanho da torcida, ingressos vendidos, patrocínio e publicidade, promoverá o crescimento do bilionário mercado da bola no Brasil, este é o melhor momento para o futebol brasileiro, no cenário internacional. Viva ao Futebol!