UMA NOVA TENDÊNCIA NA ECONOMIA BRASILEIRA.
Por: Helder Moura
O agronegócio cresce e com ele aumentam as ofertas de empregos e também o superávit na balança comercial. Esse crescente segmento no mercado brasileiro nada mais é, que a soma de todos os setores que envolvem a agricultura e a pecuária.
Com a alta desse novo segmento todo o mercado brasileiro tende a ganhar, pois as indústrias fabricam mais e os setores ligados a ela também, os fabricantes dos equipamentos e insumos aumentam a produção para atenderem as demandas, além do setor de vendas que em decorrência cresce. A venda desses produtos a países estrangeiros além de aumentar a produção de outros bens e a oferta de trabalho atrai dólares para o país. O problema que rodeia a base desse importante segmento está na produção primária pelos produtores rurais que se esbarram na falta de crédito e a baixa infra-estrutura.
Dada a importância do agronegócio, que gera tanta renda é fundamental que o governo invista mais em subsídios agrícolas para os produtores é necessário, ainda, uma nova malha de transportes, a fim de reduzir o custo do frete e com isso baratear o preço final dos produtos, além de outros incentivos para a produção.