ARTIGO: DESABAFO, UM OLHAR DA CRISE!

Senhores e Senhoras! Respeitável Público. Convidados de Sempre! Comecemos, então, a tentar subir o pano e apresentar um novo Espetáculo nesta noite... Agora no palco, a Crise das Hipotecas Americanas! Vocês acreditam que é só crise ou crêem que existe alguma coisa EXTRAORDINÁRIA por trás disso tudo? De verdade, vocês não se tocaram que QUEREM NOS CONTAGIAR com o show de MAIS UMA CRISE OU COM OUTRO FACTÓIDE?

Estamos nós em casa, despreocupados, achando que vivemos um novo momento, um novo ciclo, uma espiral ascendente da nossa economia, com as coisas mais equilibradas, com a moeda e a inflação em um patamar exeqüível. Que pena! Foi só pensar e começar a sentir um pouco do gosto das coisas boas dos Países que comandam a Economia Mundial, que tudo começa a ficar comprometido, na verdade a derreter. Apesar de pensar e, principalmente, saber que sempre que uma guerra ou crise é plantada, tem na sua retaguarda interesses difusos e confusos, tem jogadas e engenharias que vão além do que vemos com os nossos pobres olhos de mortais, pois o Selvagem Capital Internacional que comanda essa e outras cirandas logo se aproveita, toma conta do cenário, financiando mais uma instabilidade para tirar proveito próprio. Sempre são os mesmos que comandam. Globalizaram o mundo, para isso mesmo, entre outros objetivos, para definirem quem GANHA e quem PERDE. Quem ganha eu não sei, mas quem PERDE mais uma vez somos nós aqui debaixo que não sentamos com esses seletos grupos, nessas pequenas e recheadas mesas de negociações espúrias. O maldito problema, realmente ocorreu, em proporções infinitamente menores, no início da convulsão setorial imobiliária, mas os descobridores dos sete mares sentiram cheiro de carne fresca e apresentaram-se logo, logo para aprofundar, intensificar e tencionar a Crise, pois sabiam o que estavam fazendo... Lógico iriam arrecadar mais e melhor.

Acompanho os artigos Prof. Kanitz, há algum tempo. Sei que é uma figura ilibada, equilibrado, competente, denunciador e conhecedor do tabuleiro leonino dessa máquina de exploração do Ser Humano que se chama “Sistema Capitalista Selvagem”, bem como tantos outros, que os respeitamos pela seriedade, brilhantismo profissional e independência na formulação do que pensam. Destaca-se neste celeiro, o Prof. Paulo Nogueira Batista Jr., que tem mantido a coerência do mundo acadêmico com o mundo dos viventes e dos iguais.

Hoje, à tarde, tive o prazer de receber uma ligação do Prof. Sampaio (por quem tenho nutrido grande respeito, apesar de conhecê-lo há pouco tempo, o seu compromisso cristão lançado pelo seu olhar e sentir o tem distinguido de muitos) e trocamos algumas palavras sobre essa invenção, a bem da verdade, mais uma engenhosa invenção para poucos GANHAREM TUDO e muitos PERDEREM TANTO, ao ponto de se esgarçarem! Veja, esse é o verdadeiro sentido dessa Crise, pois antigamente o imperialismo espoliava os países súditos através de tantas manobras. Hoje para perpetrar outro e novo modelo, escondem-se atrás da bandeira da Democracia Internacional, empunhando seu mastro e sustentando esse estandarte emblemático e apressando-se a tudo e a todos, movem-se os Especuladores de Plantão, os Diplomatas Burocratas, os Elitistas de Bastidores, Legisladores, Judiciário e Governantes Aproveitadores, as S/As sem Escrúpulos, as ONGs sem Compromissos, os Sindicatos Aparelhados, os Acadêmicos Tímidos, os Organismos Internacionais Inoperantes, a Imprensa Irresponsável e tantos outros que surfam nas ondas da instabilidade (Lembra-se dos ataques especulativos? Esse não é outro momento, entende?). O objetivo é único para eles: continuar a garimpar dinheiro e informação. Esses dois unidos (dinheiro e informação) transformaram-se em um “Monstro” que se não for contido e domado, só preconiza o Poder pelo Poder. Os caras, os exploradores ainda não se tocaram que essas crises dizimam vidas, arrastam famílias, depreciam patrimônios, desempregam pais e mães de famílias, disseminam as doenças do mundo pós-moderno, destroem plataforma de confiança, comprometem gerações, arrebentam com histórias, dilaceram medidas econômicas sérias e arrebatam felicidades. Enfim, arrancam Sonhos que começavam a ser construídos.

Qual o preço disso? Se contabilizássemos, quanto seria esse débito na balança de resultados? Respondo: não tem como quantificar, pois essa operação além de mexer com números, mexeu, mexe e mexerá com pessoas. Logo, não tem valor que determine um "quantum" do resultado negativo da malfadada operação para enriquecer ainda mais os poderosos de Wall Street, Changai, Paris, Londres, Berlim e por aí afora. Os verdadeiros Ali Babás e os Quarentas Ladrões de todos os Continentes que fazem parte dessa mesma família, com os mesmos objetivos, que é enriquecer... enriquecer um pouco mais.... e enriquecer ainda mais... e continuar enriquecendo em detrimento do empobrecimento de outros. Essa brincadeira vai além, muito além! Isso é uma ação organizada de forma estratégica para bloquear financiamento de Projetos Sociais que se sustentam no globo terrestre e redirecioná-los para os Bolsos dos “pobres” Milionários (desculpe-me, hoje já não se conta os Milionários e sim Bilionários, Milionários é coisa de classe média dentro da modelagem de avaliação deles, na verdade, isso é uma sacanagem e afronta aos mais carentes e necessitados, ou melhor, a todos nós que penamos para suportar nossas despesas).

Pois todos nós, por mais humildes e desconhecedores dos meandros econômicos, sabemos que dinheiro que compra dinheiro é especulativo, logo, não pode ou não deveria gerar riqueza. Mas isso é o que deveria ser, pois não é assim no mundo real.

Relembrei agora de algumas aulas de Economia quando do curso de Administração de Empresas de que citavam: Adam Smith (pai do capitalismo), John Stuart, David Ricardo, John Maltus, entre tantos outros que defendiam a tese e prática capitalista. Por outra vertente pronunciavam-se os comunistas e socialistas nas pessoas de Karl Marx, Engels e mais uma penca deles. Mas o importante é que hoje, quando discutia com o Prof. Sampaio, surgiu-me uma nova visão permitida pelo brilhante pensar e externar desse Amigo recente, que é a leitura que esses pensadores introduziram aos seus tratados, como uma forma de pensar diferente que causa confrontos e conflitos, mas que fizeram isso, acreditando no que defendiam e, principalmente, de uma forma Romântica, como defendiam. O problema é que na seqüência, pessoas descomprometidas com os inventos econômicos aplicaram, de forma distorcida, egoísta e a seu bel prazer, com único objetivo, perseguir tão-somente o LUCRO pelo LUCRO ou o BENEFÍCIO SOCIAL PARA SI MESMO, esquecendo a forma originária e as concepções primárias. Então, ensinou-me o Prof. Sampaio que esse desvirtuamento do homem veio, inicialmente, pelo pecado que já o havia destituído do Éden. Que por esse mérito destrói qualquer belo invento, seja ele na base capitalista, socialista/comunista, anarquista etc... Sempre o homem para destruir o próprio homem!

Poderia discorrer ainda muito mais, analisando os Fatores de Produção Originário (terra, trabalho, capital), observando o Sistema Econômico e Financeiro Internacional, as Balanças de Pagamentos, o Produto Interno Bruto (PIB), o Produto Interno Líquido (PIL), os Endividamentos dos Países (as Dívidas Interna e Externa), a Poupança (ou acumulação), enfim, descrever a Micro e Macroeconomia.

Mas não é isso que importa, pois essa é mais uma Crise Moral, Ética, Cristã e Humanitária que vamos ter que passar. Isso porque alguns homens se utilizam da Aldeia Globalizada Selvagem para aplicarem esse tipo de Golpe que é o Grande Conto do Vigário e se esquecem dos valores supremos do SER, só se importando com o TER. Que pena, não é?

Interessante que o dólar não caiu. Vocês notaram? Muito pelo contrário, continua a subir vertiginosamente, mesmo com as Reservas em papel moeda do Tesouro Americano, ou seja, seus lastros sendo drenados para apagar os incêndios financeiros. Estranho que a Europa com o seu Euro mesmo se apresentando mais firme, não revogou em parte a Moeda do Tio Sam, coisas de Economia, entende???

Eu não caio mais nessa. E vocês, ainda caem? Mas agora nos contagiaram com uma Crise em razão do Mercado Hipotecário Americano (vocês também não se perguntam, como pode ser quase 900 BILHÕES de DÓLARES para atender somente o segmento imobiliário?) ou sei lá mais de quê! Só sei que precisaremos de mecanismos e remédios corretos para enfrentá-la. Agora, não importa se para nós brasileiros seja ou não um tsunami, uma grande onda em um mar revolto ou uma marola. Importa é que vamos ter que nadar, e muito, pois estamos em meio a mais uma grande confusão e que infelizmente essa notícia de crise gera um bombardeio nos mercados de ativos corporativos de longo, médio e curto prazo, estendendo-se a todos os investimentos de base e, logicamente, espantando-os. Eles querem que não vejamos além das nuvens ou não consigamos ler as entrelinhas... O que querem simplesmente é que paguemos o preço da conta e da fatura sem reclamar. Estão nos obrigando a engolir mais essa, e ainda querem nos colocar chapéu e nariz de palhaço! AI É BRINCADEIRA...!

Eu já estou de saco cheio disso! E você?????

EDUARDO FERNANDES DA PAZ.

Diretor da EPZ Negócios Empresariais

Especialista em Direito Ambiental

Consultor em Planejamento Estratégico e Econômico Financeiro

E-mail: fernandesdapaz@hotmail.com