Espere pela hora certa para provar que estão errados.
Título: Espere pela hora certa para provar que estão errados...
Li certa vez sobre Abraham Lincoln, o mais amado entre os presidentes dos Estados Unidos e provavelmente o mais criticado deles. É possível que nenhum outro político da história norte-americana tenha ouvido tanta coisa ruim a seu respeito. Logo no dia seguinte a um discurso feito por Lincoln, um jornal de Chigado publicou críticas crueis, dizendo: “A face de todos os americanos deve formigar de vergonha ao ler as declarações tolas, rasas e sem sentido de um homem apresentado, a estrangeiros inteligentes, como presidente dos Estados Unidos". O que aconteceu depois disso? Sabemos que o tempo se encarregou de provar que aquela pesada crítica estava errada.
Quando recebemos algum tipo de crítica, devemos fazer algumas análises:
1ª Mereço essa crítica: é como diz o escritor Norman Vicent Peale, "o mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica".
2ª Não mereço essa crítica: se você sabe que a sua ação ou decisão era a coisa certa a fazer, mantenha-se firme. O tempo mostrará. O tempo será sempre o seu melhor aliado. Ele permite que você prove que está certo. Conforme as coisas vão acontecendo, o motivo da crítica é eliminado.
3ª Quando critico: segundo Harold Medina, "criticar os outros é algo muito perigoso; nem tanto pelos erros que você pode cometer ao criticar, mas pelo fato de você poder estar revelando algumas verdades a seu respeito".
4ª Quando sou criticado: tenha em mente certas coisas sobre a pessoa que critica você: em primeiro lugar, é alguém cujo caráter você respeita? Segundo: essa pessoa é crítica o tempo todo? Terceiro: ela representa um padrão? Se a resposta for positiva, não valorize demais o que ela diz. Talvez seja uma forma de chamar a atenção, mas quando as críticas procedem de uma pessoa positiva, por sua vez, merecem ser ouvidas.
Prof. Menegatti é palestrante em Vendas, Motivação e Liderança. Autor dos livros "Desperte Seu Potencial Emocional" e "Talento é fazer coisas comuns de forma extraordinária". Dos DVD's "Campeão de Vendas", "O líder Influenciador" e "Desafios da Mudança". Contatos: www.menegatti.srv.br - menegatti@menegatti.srv.br