Crescimento Econômico, Ganância e Dieta neoliberal
A economia mundial cresce na garupa de um sistema neoliberal que galopa esmagando cada vez mais a natureza. Governantes de países ricos extinguem as agriculturas tradicionais roubando os direitos de pequenos agricultores em nome da produção para exportação confiadas a grandes investidores estrangeiros em terras cedidas a ''preço de banana'' que viram grandes fazendas mecanizadas .
Se de um lado a economia cresce cerca de 4-5% ao ano criando a expectativa de alívio a pobreza, do outro temos um mundo, que ultrapassa os limites, no uso de seus recursos, pondo em xeque o esgotamento ambiental e a mudança climática que, entre outras tantas consequências ,vem destruindo safras e reduzindo o estoque de grãos, nos mercados mundiais.
A ganância dos países mais ricos, em deter o poder econômico, e consequentemente, o poder político, leva a crer que, num futuro não tão distante, restarão aos neoliberalistas, apenas uma indigesta e insustentável dieta:Sopa de petróleo,recheada de cédulas de dólares ao molho de Euros.