Novos Descobrimentos do Brasil
O Brasil ainda represa parte de sua água para usá-la como fonte de energia elétrica, quando já deveria estar usando o painel solar como fonte de eletricidade e o potencial imensurável de água, que temos, para fonte de irrigação e consumo.
O atual Rio Amazonas, por exemplo, tem origens no antigo continente Gondwana, que era formado pelos continentes conhecidos hoje como: América do Sul, África, Antártica, Austrália e o subi continente indiano.
Na época, o Rio Amazonas fazia parte desse grande curso d’água que atravessava dois continentes: América do Sul e África. Esse curso era unido com aquele que formaria a bacia do Rio Niger. Quando os dois continentes se separaram, cada rio iniciou sua história particular
De modo que, quando o Brasil estava ligado à África o Rio Amazonas corria pela África, passava pelo Brasil/Peru e desaguava no Oceano Pacífico. Porém quando o Brasil começou a se separar da África, a formação da Cordilheira dos Andes barrou o fluxo das águas, naquela direção. Então o Rio Amazonas começou a “transbordar” para o lado do, hoje, conhecido Oceano Atlântico.
Semelhantemente acontece com o Rio Paraná no Cone Sul.
Ambos transbordam para o Atlântico, depois de formarem dois grandes aquíferos: Reservatórios de água.
Tudo isso sem querer falar do “Velho Chico” (o Rio São Francisco). Velho Chico por correr no cimo de uma das Chapadas mais antiga do Planeta.
Tudo isso transbordando para o mar, enquanto as comunidades ressentem de água e a Nação se tornando cada vez mais uma “grande queimada”, com o fito de atender interesses outrem.
https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-ecologia/8163098
https://portalamazonia.com/amazonas/voce-sabia-que-o-rio-amazonas-tem-origens-na-africa/#:~:text=O%20atual%20Rio%20Amazonas%20tem,%C3%A1gua%20que%20atravessava%20o%20continente.