BARRA DO UNA, CACHOEIRA PARAIZO EM PERUIBE JUREIA.ITATINS

BARRA DO UNA, CACHOEIRA PARAIZO EM PERUIBE JUREIA.ITATINS

O litoral sul de São Paulo é rico em praias, e também em parque florestal estadual, e ai temos a JUREIA/ITATINS, um grande parque, que começa em Peruibe e vai até Iguape, com muitas praias inclusive a DESERTINA E A BARRA DO UMA.

Indo de Peruibe, Barra do Una, fica a uns 25 km, passando por outras praias com a da serpente e a desertina, chegando na Barra do Una, que é o encontro do Rio Uno com o mar.

Barra do Uma é um pequeno povoado de uns 100 pescadores com uma escola e muita praia deserta com poucos visitantes.

No caminho do destino Barra do Una, após passar o portal dos guardas florestais da fundação Jureia/Itatins, logo a uns 500 mts após, bifurca a direita e após uns 7 km subindo a serra, chega-se na CACHOEIRA PARAIZO, um rio fantástico, cristalino, cheio de pedras redondas grandes, e várias piscinas naturais de vários tamanho, sendo a maior com uma chachoeira ou corredeira sobre uma pedra, onde antigamente era permitido fazer skibunda, mas por ordem do Ministério Publico, foi proibido este tipo de esporte.

Tem no local apoio de lanchonete e restaurante e mesmo considerando inverno onde a frequencia é mínima, pois o uso das piscinas é gelada, estava funcionando.

Em temporadas a visita é sob reserva para não aparecer pessoas turista além da conta, mas não foi o caso de nossa viagem.

Voltando até a bifurcação e seguindo a direita em direção a Barra do Una, passamos pelo mirante com vista para a praia DESERTINA, onde só tiramos foto e seguimos em frente para o RIO UNA E SUA BARRA NO MAR DO OCEANO ATRANTICO

Estrada bem cascalhada para qualquer tempo, para carros muito baixo, pode bater em baixo sim, mas como estávamos com jeep renegate que é alto e ainda tração, não tivemos qualquer preocupação.

Chegamos a Barra do Una com dito uma localidade de pescadores com muita areia de todo o lado inclusive no rio a dentro e acima.

Muita natureza, montanha, o parque estadual da JUREA/ITAITINS, acesso norte, poque existe acesso usual vindo de Iguape, que chega quase na Barra do Una que também é o mesmo parque.

Chama a atenção proximo a estação do trem de Peruibe as propagandas sobre lama negra e seus produtos como sabonete e outros produtos.

A lama negra vem do rio preto, que vem de Pedro de Toledo cidade ao sul, onde antigamente tive contado e onde tiravam basculantes de terra preta para misturar em adubo orgânico, e pelo que entendo, estas terras pretas são um tipo de turfa negra, material orgânico de alto valor com fertilizante.

Tivemos também contato com fazenda de Bufalo como é comum no vale do Ribeira, conforme fotos que também segue, muito usado para tirar leite, para queijos, muçarela e mesmo para tomar leite.

A carne é parecida com os taurinos europeus, com a gordura permeada no meio das fibras de carne; e pelo que sei, como tem que ser vendido com carne de búfalo e não bovina, existe matadouro especial em Presidente Prudente, onde a criadora de búfalo de Socorro-SP, envia seus búfalos de corte para o abate e de lá são vendida com carne de búfalo. 24/07/2023

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 24/07/2023
Código do texto: T7844650
Classificação de conteúdo: seguro