A picanha, o Lula e a Greta Thunberg

Lembram da sugestão de Lula, de os pobres passarem a comer picanha? Sempre que me lembro disso lembro também da Greta Thunberg.

Eu sempre fui pobre e nunca comi picanha na vida. Todavia a oferta não me é tentadora, pois há décadas abandonei o consumo de carne vermelha, altamente cancerígena.

No filmete "For Nature", de pouco mais de cinco minutos e que está no Youtube, Greta Thunberg faz uma explanação de grande sabedoria, ligando os pontos das crises ecológica, climática e sanitária. Ela explica que o consumo de carne faz com que a maior parte da terra cultivada seja para alimentar animais que serão comidos. Para isso derrubam-se florestas e destroem-se habitats, o resultado é que as doenças são espalhadas entre as espécies e delas para nós. E mais, 75 por cento das doenças são transmitidas por animais.

Ela está coberta de razão, quem não ouviu falar da gripe aviária, da gripe suína, da vaca louca? E aquele mercado de animais exóticos em promiscuidade na cidade chinesa onde surgiu a covid?

Greta observa com tristeza, "Nós industrializamos a vida". E se refere ao sofrimento animal, às terríveis fazendas industriais que, segundo ela, representam 99 por cento dos animais de criação nos Estados Unidos. Locais onde os bichos são criados em aglomeração, amontoados sem espaço para se moverem, vivem para comer e engordar, só isso: "Suas vidas são curtas e terríveis". Fazem muito isso com galinhas e gansos.

Ela também lembra da inteligência de alguns animais, capazes de fazer planos e manter amizades por décadas.

Greta observa que todo ano matamos 16 bilhões desses seres, fora os peixes que são contados por peso, e que a carne representa só 18 por cento das calorias que consumimos.

A destruição da natureza, com a extinção de tantas espécies, volta-se contra a raça humana, pois são as criaturas da natureza nosso suporte.

"Como seremos julgados?", pergunta então Greta Thunberg. E vejam bem, somente Deus pode julgar a humanidade como um todo.

Portanto, entre a posição de Lula e a de Greta Thunberg, com certeza eu fico com a Greta Thunberg.

 

E se você tem curiosidade em assistir ao filme, aqui está ele:

 

 

https://youtu.be/W5opj2z0D-g