CUIDE BEM DO SEU MELHOR AMIGO!!!

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA QUANTO AOS PELOS PERDIDOS DE SEU PET QUERIDO!!!!

5 dicas para acabar com a

queda de pelo em cachorro

Apesar de ser um processo natural da pelagem do pet, a queda de pelo em cachorro preocupa muitos tutores, especialmente quando em excesso. Nesses casos, vale investigar a causa, pois podem ter outros fatores envolvidos.

Entenda mais sobre o que essa perda de pelos pode estar dizendo sobre a saúde do cachorro e confira cinco dicas para diminuir esse problema com o conteúdo exclusivo que o Blog Petz preparou sobre o tema!

O que provoca queda de pelo em cachorro?

Geralmente, o que pode causar queda de pelo em cachorros é nada mais, nada menos que a troca de seus pelos, assim como acontece com o cabelo dos humanos. O cão perde pelos todos os dias, e novos pelos nascem também. Essa queda diária é normal se for moderada, assim como a queda a cada estação.

Quando o outono chega, por exemplo, os cachorros perdem o pelo curto do verão, e os pelos mais densos nascem para proteger o animal do frio. Já quando o inverno acaba, esses pelos mais grossos caem, e os mais curtos e finos nascem para o cachorro não passar calor no verão.

Além do fator clima, a raça também é determinante quando o assunto é queda de pelo em cachorro. Algumas raças, como Poodle, Maltês e Yorkshire, têm a tendência a soltar menos pelo, mesmo sendo mais peludinhos.

Enquanto existem raças que mal têm queda de pelo, outras, como Labrador, Pastor Alemão, Golden Retriever e Chow Chow, são recordistas em deixar seus pelos por aí. Essas raças têm o ciclo de vida do pelo mais curto, isso é natural e não prejudica a pelagem deles. Dependendo da raça, essa troca de pelos pode acontecer de uma a três vezes ao ano.

Como saber se é natural ou não

Essas são causas naturais de queda de pelo em cachorro, e todas as raças passam por esse processo. Você deve se preocupar quando a queda de pelo afetar só uma parte do corpo do cão ou vier acompanhada de machucados, como a queda de pelo em cachorro com feridas, inchaço, vermelhidão e coceira.

Se você desconfia que o cãozinho está perdendo mais pelo que o normal e a queda vem acompanhada de algum desses sintomas, então a perda pode ser um sintoma de algo maior. Alguns exemplos são:

período de cio, gestação e pós-parto;

parasitas em geral, como piolhos, carrapatos e pulgas;

reações alérgicas à ração;

estresse, como mudança de casa e viagens;

infecções;

anemias;

problemas hormonais.

Acabando com esse problema

Não se preocupe! Tem como acabar com queda de pelo em cachorro. A primeira coisa que você deve fazer é levar o cãozinho ao médico-veterinário, pois só ele vai poder dar um diagnóstico correto e tratar a doença por detrás da queda de pelo em cachorro. No entanto, alguns cuidados em casa podem ajudar a diminuir essa perda, como:

Alimentação

Manter uma alimentação saudável é fundamental. Uma das causas da troca de pelo em excesso é a falta de nutrientes, por isso, a ração do cachorro deve conter todos os nutrientes necessários à saúde do bichinho nas diferentes fases da vida canina.

Tosa

Manter a tosa em dia ajuda a remover o excesso de pelos, principalmente dos cachorros de pelo comprido. Alivia o calor do pet e ajuda a combater doenças de pele formadas pelo acúmulo de pelos.

Higiene

A higiene do animal é essencial para o seu bem-estar. Tomar banho a cada 15 dias com um shampoo específico para queda de pelo em cachorro ajuda a evitar o excesso umidade corporal e o acúmulo de microrganismos que, por sua vez, podem causar ácaros, fungos e perda de pelo.

Escovação

Além de ser gostoso para o pet, a escovação tira os pelos mortos, evita que nós se formem, deixa a pele limpa e estimula o crescimento de novos fios. Escove na direção de crescimento dos pelos, os pets vão amar!

Sol

A atividade física é muito importante para manter a saúde do cão, principalmente se ela for ao sol. Ele ajuda a evitar doenças de pele e combate o ácaro, um dos principais causadores da sarna em animais.

Além disso, a vitamina D ajuda na absorção de cálcio e fósforo, o que evita a osteoporose. Se o amigo de quatro patas mora em apartamento ou não toma muito sol, ele tem mais chances de desenvolver queda de pelos.

Outras soluções

Como a queda de pelos está associada a outras possíveis doenças, um remédio para queda de pelo em cachorro não é o mais recomendado. É necessário tratar a patologia antes, para que a perda diminua. Por isso, faça sempre um acompanhamento da saúde do pet com um veterinário.

Se a queda de pelo for muito intensa, pode ser o caso de suplementar. Uma vitamina para queda de pelo em cachorro é o ideal nesse caso. O ômega 3 e demais antioxidantes diminuem alergias, controlam irritações na pele e auxiliam na produção de pelos macios e brilhosos.

Mas lembre-se: só ofereça remédio e suplementação para o seu cãozinho após a recomendação de um médico veterinário! Apenas um profissional pode diagnosticar corretamente a causa de queda de pelo em cachorro e oferecer a melhor solução para esse problema.

O que você precisa para manter o cãozinho saudável e feliz você encontra aqui, no seu veterinário ou revista especializada.

Nota do divulgador:- Cuide bem de seu melhor amigo!!!

ivanoterrível
Enviado por ivanoterrível em 28/10/2022
Código do texto: T7637373
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.