Consciência Ambiental e Ecológica
Tenho o hábito de ler avisos e cartazes, enquanto aguardo o atendimento, em qualquer ambiente de saúde. Junto a um bebedouro, um porta-copos e ao lado uma mensagem personificada do copo plástico: "NÃO ME DEIXE COMO HERANÇA PARA SEUS NETOS", e a seguir uma advertência de que o plástico leva 300 anos para se degradar.
Ora, se ele é assim tão nocivo, por que permitir ainda a sua fabricação?
Certamente por uma questão comercial. Ele rende emprego e renda para muitas pessoas. Eis aí novamente a economia em paralelo com a saúde. O termo sustentabilidade está em voga para muitas empresas, mas com muita dificuldade para a sua aplicação. Por isso, volta e meia, mete-se o pau no governo, por conta do desmatamento. Mas, o que você tem em casa oriundo das árvores?
Sempre ouvi dizer que para o homem realizar-se são necessários três objetivos básicos: "plantar uma árvore, ter filhos e escrever um livro".
Então, como é inevitável o desmatamento, que cada um plante a sua árvore para a reposição do ambiente, pois ela não produz só o oxigênio para respiramos, mas também muitas outras utilidades no nosso dia a dia.