Consciência x sensibilidade - Reciclar
Consciência X Sensibilidade
É fato que a grande maioria das pessoas tem consciência de muitas coisas, mas hoje quero destacar a ambiental, e afunilando ainda mais, quero falar sobre reciclagem.
Muita gente não sabe para onde vai o lixo, qual sua destinação, todos sabem que ao colocar em frente à sua casa o caminhão passa e aquele saco cheio de lixo some.
Toda vez que se faz a medição do lixo por separação, ou seja, a gravimetria, constatamos que metade do lixo que vai para os aterros pode ser reciclado e somente a outra metade é orgânico, porém, dessa parte orgânica ainda existe uma parcela que pode ser transformada em adubo e assim resta uma pequena quantidade que realmente não tem como ser usada para nada que são os rejeitos. Assim sendo, pode chegar até 70% a quantidade de lixo que pode ser usada de alguma forma.
Temos consciência disso, que devemos separar o lixo, mas não temos a sensibilidade para tal, é mais fácil jogar tudo junto do que ter dois recipientes para jogar o que pode ser reciclado e o que não tem como ser.
É mais fácil eu jogar o papel na rua, a latinha do que levar até um cesto, mesmo que exista alguém que faça o serviço por mim como um gari que passe varrendo ou um catador que passe ali e pegue a latinha, isso não é garantia que ocorra e então eu ajudo a poluir a minha cidade e a natureza.
Mudar hábitos não é fácil, é um exercício contínuo até que se torne hábito, precisamos tentar todos os dias e transformar a conscientização em sensibilidade transformando ela em ação.