Jardineiro de flores, frutos e almas

* Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro

Justificar tragédias como “vontade divina” tira da gente a responsabilidade por nossas escolhas. Umberto Eco

As pessoas que se dirigirem ao Bairro Santanense – Itaúna, MG e o fizerem pela Avenida Dr. Miguel Augusto Gonçalves, quando chegarem ao seu final encontrarão “um oásis” que faz bifurcar o asfalto. Encontrarão também uma estátua do Cristo Redentor e um oratório em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, circundados por um jardim com árvores ornamentais, flores e palmeiras imperiais, local onde várias pessoas acorrem para suas orações, reflexões e suplicas ou tão somente para se sentarem em um de seus bancos e usufruírem da beleza e da paz que o lugar propicia. E disso sou testemunha, pois este “oásis” encontra-se no trajeto de minhas rotineiras caminhadas.

Sabe-se que as obras úteis e de relevância não surgem somente do desejo, mas sim da determinação e do trabalho diuturno de quem as idealizou. Enquanto contemplo a obra e as pessoas que a ela acorrem, contemplo também a pessoa que a idealizou, que a vivifica e a preserva com o seu trabalho diuturno e filantrópico.

O idealizador e responsável deste “oásis” é o sr. Túlio Sérgio Santos Silva que, com aquiescência do Poder Público Municipal, o iniciou no dia 26.05.17 e o faz com a consciência de que, além de produzir flores, frutos e oxigênio, propicia que as pessoas que o frequentam também possam revitalizar suas almas. Embora, muitas vezes criticado e questionado por que o faz, conforme assevera:

- “Às vezes sou criticado e até me perguntam por que faço isto? Se sou empregado da Prefeitura e quanto ganho?

Respondo: sou empregado da natureza, a reconheço como um presente de Deus. Além de conhecer o seu valor e a necessidade de preservá-la e, se hoje vejo flores, se colho alguma fruta, é porque alguém, que me antecedeu, as plantou e delas cuidou. Estou somente a retribuir. ”

Desse modo, ele, além de ensinar com atos, também o faz com palavras.

Registre-se que o seu trabalho não só circunscreve ao “oásis”, ele o ampliou para a margem direita da Avenida onde plantou dezenas de árvores ornamentais e frutíferas, entre elas: abacate, goiaba, jabuticaba, jambo, manga e urucum. Em breve essas árvores crescerão e produzirão sombra, flores e frutas para aqueles que por lá passarem e, sobretudo, para os pássaros que, expulsos de seu habitat natural, são forçados a migrarem para as cidades em busca de alimentos.

A magnitude do trabalho desenvolvido pelo sr. Túlio, clama por demais seguidores, neste momento em que o planeta sofre com os desmatamentos e, consequentemente, com o aquecimento global. E o Brasil tem dado sua valiosa contribuição para este desastre climático e o faz em três frentes: destruição da mata atlântica, do cerrado e da Amazônia. O que se comprova com as notícias dos jornais escritos, televisivos e eletrônicos e, ainda, com as intempéries da natureza, marcadas pelos frequentes temporais, enchentes, deslizamentos de terras e aumento da temperatura.

Em termos de trabalho individual sempre há de ser lembrado e citado o realizado pela jovem sueca Greta Thunberg, que, no dia 20 de agosto de 2018, iniciara sua campanha em defesa da natureza, com vistas à redução do aquecimento global, em frente ao Parlamento Sueco com a sua emblemática placa com os dizeres: “Skolstrejk för klimatet”. Em pouco tempo angariou adeptos e seguidores em todo o mundo, além de conscientizar milhares de pessoas da imperiosa necessidade de proteger o planeta.

De igual modo, espera-se que o emblemático trabalho do sr. Túlio seja respeitado e seguido por outras pessoas, em outros bairros de Itaúna e demais cidades do Brasil e do mundo, para o bem da natureza, que é fonte de vida e indispensável para a promoção de um futuro saudável.

Itaúna, 17 de janeiro de 2021.

* Arnaldo de Souza Ribeiro é doutor pela UNIMES, mestre pela UNIFRAN e especialista em educação pelas CLARETIANAS. Professor do curso de direito da Universidade de Itaúna – UIT do qual foi seu coordenador por nove anos. Professor Convidado da Escola Fluminense de Psicanálise – ESFLUP. Presidente da Academia Itaunense de Letras – AILE. Membro da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa – ACLGR, do Instituto de Direito de Língua Portuguesa – IDILP e da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa – CJLP, Lisboa. Escreve para jornais, revistas e site, do Brasil e do exterior.

- Artigo publicado no Jornal Gazeta de Itaúna, Edição 932, Página 02, no dia 30.01.21.