A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA A VIDA

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA A VIDA

Manoel Belarmino.

Desde o tempo da Bíblia, no Antigo Testamento, as pessoas já sabiam que as árvores eram importantes para a vida. O bioma deve ser bem cuidado até em tempo de guerra. É do bioma, da natureza, que as pessoas retiram o alimento para o corpo e, também, claro, para a alma.

É difícil aceitar que, mesmo em tempo de paz e como cristãos (que comungamos todos os domingos nas missas e cultos), continuemos matando as árvores e toda a biodiversidade da caatinga, única e exclusivamente para obtermos lucros, dinheiro, ou outros interesses.

Podemos refletir na leitura de Deuteronômio 20.19: "Quando sitiarem uma cidade por um longo período, lutando contra ela para conquistá-la, não destruam as árvores dessa cidade a golpes de machado, pois vocês poderão comer as suas frutas. Não as derrubem. Por acaso as árvores são gente, para que vocês as sitiem?"

Atualmente, nós, mesmo não estando em estado de guerra declarado, destruímos o solo, envenenamos os rios, matamos os peixes, matamos os animais silvestres, arrancamos pela cepa as árvores da caatinga, das cidades e, ainda, destruímos a cultura e a vida das comunidades tradicionais.

Continuamos ignorando a importância das árvores para a vida.

Manoel Belarmino dos Santos
Enviado por Manoel Belarmino dos Santos em 20/01/2021
Código do texto: T7163990
Classificação de conteúdo: seguro