Àgua, Nosso Bem Maior
Por Nemilson Vieira de Morais (*)
Observa-se graves problemas na agricultura, na pecuária, na indústria… Devido à falta d'água.
Em alguns lugares "já são cobradas pesadas multas pelo seu uso abusivo".
— A dor no bolso termina mesmo a ser uma didática interessante ao nosso aprendizado. — Se bem que seria melhor aprendermos por amor e não pela dor.
Não é novidade os rodízios do consumo de água, em algumas regiões do Brasil e mundo.
A escassez D'ÁGUA é uma realidade, um problema originado pela falta de um bom relacionamento com ela.
Já andamos na obscuridade, por indouto saber sobre os recursos hídricos. Não se convencia alguém a entender que a água era um bem finito. Esse pensamento mudou, pelo menos pela maioria de nós.
Pensamentos e incompreensões contrarias infelizmente ainda se dá. — No que diz respeito à produção, a preservação e uso responsável desse recurso vital, a água…
À carência de politicas públicas afins, a constatação de ilícitos de toda sorte, cometidos pelo homem aos corpos d'água, complica a nossa convivência harmônica com o meio em que vivemos...
Graças a Deus as águas do Rio Mosquito, no distrito do Pouso Alto, Campos Belos (GO), ainda é um patrimônio bem preservado.
— Recurso hídrico com potencial para abastecer com sobra, a municipalidade, com água boa, potável, que, mesmo assim ainda necessita de cuidados especiais... Para a manutenção do bem estar da população local, e usuários deste bem.
Gestores público, moradores, turistas, dispensem mais carinho com esse bem precioso da nossa cidade, para que não o derramemos dos olhos, em forma de lágrimas, ao perde-lo.
Temos sofrido na própria carne os reflexos das nossas atitudes impensadas, de não gerir sabiamente as nossas riquezas naturais…
Certo que, não termos dado o devido carinho, que à Natureza merece; é preciso mais empenho e capricho, afago nesse amor.
Um sábio cuidado com a nossa CASA (o planeta), não não é um favor é uma obrigação (constitucional).
Nossa consciência já melhorou bastante e, muito ainda há de melhorar, quanto ao trato responsável à nossa água de cada dia.
Não nos esqueçamos: a natureza se encarregará de nos ensinar às duras lavras, as lições que carecemos e não queremos aprender.
Que nos adequemos à nova realidade de um uso sustentável desse recurso e não dificultemos este processo!
* Nemilson Vieira de Morais
Gestor Ambiental, Acadêmico Literário.
(10:03:15).