Basta de tanta crueldade contra os animais

O drama dos animais de rua, covardemente abandonados pelo País é cruel e desumano. São milhares mais de 30 milhões. O pior que a situação escabrosa por falta de sensibilização e devido ao descaso governamental, lamentavelmente acaba se tornando em situação comum. E passa despercebida pela sociedade e, principalmente, pelo poder público. Ele teria em tese, o poder público, obrigação, por lei, e não por favor a ninguém de implementar políticas públicas para o controle da reprodução de cães e gatos. Mas a verdade é que o compromisso com os animais de rua e até com a população, considerando ser uma questão de saúde pública, não é levado a sério por nenhuma prefeitura, Governos estaduais ou Federal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 30 milhões de animais moram nas ruas brasileiras. Em metrópoles- como SP -para cada cinco habitantes há um cachorro ou um gato. Dos quais 10% estão sem lar. Cada casal de cachorro ou gato que deixam de ser castrados há capacidade de gerar 80 mil animais descendentes em apenas 10 anos. No caso dos gatos esse número é de 70 mil filhotes. Protetores e veterinários ligados à causa animal acreditam que para começar a resolver inicialmente a questão é preciso fazer o controle da natalidade, promovendo a castração gratuita. O valor médio do procedimento cirúrgico, que consiste na retirada dos testículos no caso de machos e ovário e útero no caso de fêmeas, é de R$ 400 em clínicas particulares. As leis ambientalistas atuais são apenas autorizativas, sem efeito de execução penal e com alto grau de permissividade. Além da preocupação constante dos tratadores e ongs, no geral o caminho é longo e extremamente sinuoso a percorrer. Não há disposição oficial para o trabalho de envolver a conscientização da população, para a responsabilidade efetiva de guarda. Esse é o principal motivo do abandono, atrelado à desinformação latente. O procedimento para conter a natalidade de forma efetiva, também promoveria a redução de doenças e exposição do animal em situação de vulnerabilidade. E até a diminuição

no roubo de animais de raça para a procriação e venda clandestina. A criminalização do abandono, em sua totalidade, é tão somente divulgada pelos grupos protetores independentes e Ongs. Na realidade, deveria estar presente em escolas e na educação no geral. Como isso parece utopia, há pelos fatores indicados, dificuldades gigantescas, na atuação punitiva. O infrator apenas pode se autuado, tanto em casos de maus-tratos como em abandono, se houver flagrante. E sem auxílio de qualquer ferramenta, como imagem, por exemplo, torna-se impossível descobrir quem é realmente o sujeito deletério, covarde, desumano e cruel. Aqui, vale esclarecer: praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar e inclusive abandonar animais, implica em detenção de três meses a um ano e com a nova lei a espera de sanção presidencial, cadeia de dois a cinco anos. Na reincidência, multa que pode chegar a R$ 3 mil por animal. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer morte.

Na realidade, insistimos que o fundamental seria educar a população. Animal não é um brinquedo, objeto ou coisa. Eles não podem ser descartados a bel-prazer. Possuem necessidades, ficam doentes, não se manifestam pedindo ajuda. A guarda responsável também deveria ser inserida nas leis: se qualquer cidadão assumiu a responsabilidade de ter um animal, deve assumir, no mesmo modo, custos para garantir vida saudável e longa aos bichos adotados. A lei deveria estabelecer a regra para aqueles que adotaram cães, gatos, periquitos ou qualquer bicho. Chega de considerar os animais como pelúcia, objeto, coisa ou algo assim. Paz e bem a todos os homens de boa vontade!!!!

Arthur Schopenhauer – filósofo alemão (1788-1860)

– “A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter. Pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem. A compaixão por todos os seres vivos é a prova mais firme e segura da conduta moral.”

– “O Homem tem feito na Terra um inferno para os animais”.

Ashley Montagu

– “A indiferença, desinteresse e falta de respeito que tanta gente demonstra ter para com os animais é maléfica, porque resulta em um empobrecimento grandioso do espírito humano”.

Anderson França- Protetor Independente, Ambientalista e Jornalista.

andyfrança
Enviado por andyfrança em 25/09/2020
Código do texto: T7071924
Classificação de conteúdo: seguro