INDIOS DO BRASIL

DIA 19 DE ABRIL- DIA DO ÍNDIO BRASILEIRO

"Hai que se comemorar? "

Em quatro de fevereiro deste ano a Folha de São Paulo publicou a matéria “Índios tentam fechar megagarimpo que polui águas de rio no Pará”. Tive a oportunidade de visitar agrupamentos de índios no norte do país. O problema não se resume ao Pará, é geral, onde tem índios.

Há uma antiga questão que de tempos em tempos volta se a discutir: Devemos aculturar os índios ou deixá-los que permaneçam na era de “Coletores e Caçadores”?

A FUNAI e uma gama de Antropólogos são a favor de que devemos mantê-los isolados, sem contato nenhum com os brancos, proibindo missionários e outras entidades de manter contatos com eles.

Lembra-me a copa de 58 ou 62, quando explicaram a estratégia para vencer um jogo ao inesquecível Garrincha, ele respondeu “ Combinaram com os russos? ”

Cabe aqui a pergunta: Combinaram com os garimpeiros, madeireiros e cocaleiros ilegais? Também com ONGS internacionais, que excursionam pela Amazônia na prospecção de recursos minerais e vegetais? Combinaram com as forças ocultas por trás destes?

Li em algum lugar, quando os espanhóis invadiram o México, Peru nos confrontos com os Incas e ou Maias, estes ficaram impressionados com a loucura que o metal ouro, provocava nos invasores, para eles não tinha tanta importância, não servia para comer. Um general invasor explicou ao nativo, “Nós temos uma doença no coração que só se cura com muito ouro, cada vez mais ouro”.

Hoje não é só ouro que atenua as dores desta doença, também diamantes, petróleo, madeira, segredos da medicina ocultos nas profundezas da floresta e ainda enormes extensões de terra.

A noção de que aos vencidos cabe a desonra, a escravidão, o tributo de guerra não se aplica mais aos dias de hoje.

A proximidade com garimpeiros, madeireiros e outros causam prejuízos irreparáveis aos indígenas. Acabam com a cultura de sobrevivência milenar, como exemplo, desaprendem a construir suas canoas de tronco de árvore, deixam de caçar com arco e flecha, param de cultivar a mandioca. Ficam dependentes das migalhas dos exploradores, enquanto a estes interessam.

Penso que se devia construir uma ponte entre a nossa civilização e a cultura deles. Entendê-los melhor, afinal levamos mais de 6 mil anos para sair da época da caça e coleta para chegar aos atuais níveis de progresso. Desmitificar que o índio é preguiçoso, afinal eles não têm compromissos com nada.

Ensiná-los a lidar com o dinheiro, negociar e explorar as riquezas existentes em sua terra. Ouvi falar que muitos deles têm salário família, mas são enganados no troco, quando vão a cidade.

Outra alternativa, é deixar acontecer o que ocorreu com os guaranis, tupis, kaiowás...que após exauridas as riquezas de suas terras vieram mendigar nas grandes cidades.

A questão está posta, comentem, por favor.

Texto de Dermeval Frossard

2018

Defranco
Enviado por Defranco em 19/04/2020
Código do texto: T6922604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.