POLUIÇÃO MENTAL

 

A mais grave das poluições é a mental.

Obscurecido e sujo, o recinto mental se torna um foco de pensamentos enegrecidos pelo ódio, ignorância, desumanidade e excessivo materialismo.

Para que sejam consumadas essas tendências no mundo material, não custa muito: suja-se os mares, queima-se as florestas, mata-se animais, polui-se o ar e, pior, assassina-se crianças nas cidades e campos de batalha.

A poluição mental, longe de ser combatida, é estimulada diariamente nas escolas, programas de televisão, jornais. Violência, brutalidade, desumanidade. Ódio, luxúria, vício. Materialismo, vaidade, ambição.

Nas escolas as crianças aprendem muitas coisas; menos aquilo que realmente interessa : evitar que a mente seja poluída e se torne um foco do mal e destruição.

O círculo vicioso da cultura suicida prossegue indefinidamente. Prevê-se um trágico final, caso não haja uma reversão dos caminhos trilhados. Além de se combater os efeitos, traduzidos nesta sujeira material, as quais se tem criado no planeta, deveremos combater as causas, que estão na mente humana. Para combatê-las, é necessário conhecê-las. A sujeira mental, o despreparo , a ignorância do ser humano sobre si mesmo, constitui a causa de todos os seus males e sofrimentos.

A causalidade reside na mente.

Nagib Anderáos Neto

www.nagibanderaos.com.br