Greta Thunberg: calúnia e difamação contra uma criança

GRETA THUNBERG: CALÚNIA E DIFAMAÇÃO CONTRA UMA CRIANÇA
Miguel Carqueija


“Precisamos trazer a Ciência para a conversa.”
(Greta Thunberg no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, 21/1/2020)

“Nem mesmo catástrofes como essa parecem gerar alguma ação política. Como é possível?”
(Greta Thunberg em sua rede social, 22 de dezembro de 2019, comentando os incêndios na Austrália, que mataram uma quantidade incalculável de animais)


Essa infame campanha internacional orquestrada contra uma criança que se apresenta de peito aberto desafiando os poderosos do mundo causa asco pelo desrespeito, os xingamentos, ameaças, palavrões e acusações absurdas que se assacam, seja através de comentários que acompanham os vídeos do youtube, seja de forma mais virulenta ainda. Hoje falarei de uma postagem asquerosa que recebi via zap e que mostra até onde vai a maldade desses odiadores de internet. Hoje apelidados de “haters” ou “trolls” (“trolls” são duendes malvados do folclore europeu).
Vamos aos fatos.
Desconheço a origem desta postagem. De qualquer forma ela mostra duas fotografias como em cartazes de “procura-se”, que se usam para criminosos. Em cima lemos:


“Cadê Macron ameaçando a soberania da Austrália? E os “ativistas” que protagonizaram uma “histeria ambiental” durante a época de queimadas na Amazônia?”

Em seguida, em letras maiores:

“Incêndios na Austrália são quase 6 vezes maiores que os da Amazônia.”

Abaixo as fotos de “procura-se”: Emmanuel Macron e Greta Thunberg. Escolheram, da Greta, uma foto onde ela aparece indignada (a menina é autista e isso altera algum tanto sua expressão fisionômica, mas parece que ela está controlando isso cada vez mais, aliás é muito difícil para uma autista discursar).
Embaixo ainda lemos:


“Cadê os “ativistas” preocupados com o pulmão do mundo?”

Agora vamos analisar essa iniquidade.
1) Macron e Greta não são aliados. Ele já se pronunciou contra as posições da menina.
2) Macron é atualmente presidente da França e, que eu saiba, não é um ambientalista, muito pelo contrário.
3) Greta iniciou sua guerra santa pela natureza, humanidade e meio ambiente, em agosto de 2018, e suas primeiras cobranças foram dirigidas às autoridades de seu próprio país, a Suécia, que ela declara estar entre os dez países mais poluentes do mundo.
4) Na briga com Bolsonaro esse Macron está evidentemente errado, e ele foi muito petulante. Afinal a Amazônia está em nove países inclusive a França (Guiana Francesa) e a Amazônia Francesa também está sendo devastada. Macron tem telhado de vidro. Aliás ele é um líder esquerdista.
5) Greta Thunberg deplorou a destruição da Catedral de Notre Dame de Paris, pelo devastador incêndio.
6) Agora o ponto mais importante. É NOTÍCIA FALSA que Greta Thunberg tenha se omitido no caso dos incêndios na Austrália. Ela falou sim e muito, inclusive provocando a irritação de Scott Morrison. Este homem por sua vez está sendo acusado de ter se ausentado do país no meio da crise ambiental australiana.
7) Nunca vi a Greta dizer que a Amazônia seja pulmão do mundo. Ela deve saber, pois é uma pequena bem informada, que o pulmão do mundo é o oceano.
8) Finalmente. Sei que caricaturistas têm seus direitos e podem ser irreverentes, mas não podem ser difamadores e caluniadores. Entretanto o caso é mais grave ainda no caso de Greta Thunberg, pois xingar, lançar baixarias, injúrias, difamações, notícias falsas contra uma criança no meu entender é crime podendo ser objeto de processo criminal. Não me digam, por favor, que Greta não é uma criança pois tem 17 anos (provavelmente 16 quando montaram a farsa que estamos desmontando). Tecnicamente, juridicamente, legalmente, ela é uma criança enquanto tiver menos de 18 anos. A agravante é postar seu retrato com a legenda "procura-se", tratando-a como criminosa e fora-da-lei. Como se pode lançar esse insulto contra uma criança?
9) Calúnia, injúria, difamação e ameaças contra uma criança, que ora se espalham na rede visando Greta Thunberg, é CRIME.
10) Aqui está o endereço de um dos vídeos esclarecedores da posição de Greta Thunberg sobre a Austrália:

https://www.youtube.com/watch?v=p0SRuKtDBH0

E aqui, o testemunho da Agência Lupa de verificação de notícias:

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/01/10/verificamos-greta-incendios-australia/

Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2020.