BENDITO SEJAM AS ÁRVORES; BEM AVENTURADOS SEJAM OS ROTARIANOS

www.sonoticias.com.br

Opinião

BENDITO SEJAM AS ÁRVORES; BEM AVENTURADOS SEJAM OS ROTARIANOS

19/12/2007 17:16

Reflorestamento da nascente do córrego jaracatiá visa a sua recuperação e objetivo do Rotary é 8 mil árvores.

Ninguém poderá dar o valor real de uma árvore com tanta precisão, com tanto amor se não pensando em um mundo inteiramente desprovido de árvores, de florestas de vegetação. As belezas do céu, do mar e da montanha incomparavelmente menos fortes, se as árvores não lhes dessem os tons verdes da ramaria, se as suas nuanças caprichosas e os seus coloridos diferentes não trouxessem à tela universal, encanto que não existem se não nelas.

O mar sem a orla verde que o limita, e o céu sem o emulduramento das montanhas, a montanha sem a ramagem do arvoredo, as suas vibrações, a sua seiva, completamente descalvada, pedregosa, ávida, seria de uma monotonia fatigante.

A árvore é a vida sempre renovada, a vida que se desdobra, que evolui e que progride. Purifica o Ambiente em que vivemos. Modifica a ação nociva de alguns climas. Aplica o rigor da estiagem ou da chuvarada. É uma espécie de poder moderador entre o interesse humano e a ação rubra do sol, o vivificador por excelência, do qual recebe o alento para a vida. E o próprio sol entre os seus ramos, ao seu contato benéfico perde aquele furor intenso e causticante.

A árvore é boa. Dá – nos a sombra, resina, fibras, frutos. A árvore tem alma e alma delicada, que cantam pelos gorjeios dos pássaros, que ri pela boca das flores, que fala pela variedade dos frutos, que chora pelas gotas de orvalho ou da chuva, que sofre quando o sabre da motosserra ou a lâmina do machado espicaça em assaltos selvagens, que geme quando a separam das raízes que as sustentam e nutrem.

Bendito sejam aqueles que plantam ou cultivam uma árvore, pois em tempo de aquecimento global e escassez de água potável em diversas regiões do planeta seria uma insensatez enorme desvalorizá-la.

Bem-aventurados sejam os Rotarianos de Colíder que plantaram 3.300 árvores nas margens do Córrego Jaracatiá, sendo mais de trinta espécies de mudas nativas e algumas frutíferas: jaca, açaí, cupuaçu, goiaba, pinha, fruto- do- conde, manga, acerola, jabuticaba, pitanga, graviola e outras variedades da flora mato-grossense, além do abiu uma fruta pequena e amarelinha de sabor agradável, típica da Amazônia. A ação do Rotary Clube contou com a participação voluntária do rotariano Wilson Donini, coordenador de serviços comunitários com o auxílio de dois serviçais, com algumas orientações técnicas.

Elias Aranha é profissional liberal em Colíder

Elias Aranha
Enviado por Elias Aranha em 22/11/2019
Código do texto: T6801004
Classificação de conteúdo: seguro