COMPOSTAGEM: pensando no nosso futuro cuidando do nosso presente

COMPOSTAGEM: Pensando no nosso futuro cuidando do nosso presente

AUTORA: MARIA DE LOURDES SANTOS

BALNEARIO CAMBORIU -SC

NOVEMBRO DE 2019.

Justificativa:

Este projeto tem como finalidade a coleta de resíduos orgânicos fazendo compostagem para transforma-lo em terra fértil que poderá ser utilizada em hortas domesticas. Hortas comunitárias, jardins da cidade.

OBJETIVO ESPECIFICO:

Colaborar com o meio ambiente reaproveitando os resíduos orgânicos dando-lhe uma finalidade e fazendo uso dele para reverter em terra fértil para a comunidade.

DESENVOLVIMENTO:

Pensando no acumulo do lixo e a poluição do meio ambiente, a idéia de aproveitar o lixo fazendo a coleta para a finalidade da compostagem, diminuindo o lixo a céu aberto, dando uma finalidade útil e que trará benefícios para todos. Reutilizar é uma força para o bem onde cada um é um trabalhador deste serviço que estará libertando o meio ambiente de lixo e do mal cheiro que o lixo ao contato com o sol provoca, diminuindo os ratos e baratas.

A construção de uma composteira gigante mantida pelo lixo orgânico de toda cidade , todos vão se beneficiar , o paisagismo poderá aumentar a quantidade de flores, a terra que será gerada será uma terra fertil sem adubos químicos.

É uma proposta para toda a cidade de separar o lixo orgânico que será revertido para toda comunidade que poderá ter terra fertil para jardins , hortas domesticas e hortas comunitárias . Para incentivar mais ainda a comunidade poderão ser feitos sorteios com premiação todo mês de dez casas do projeto que esta sendo desenvolvido, um projeto que beneficia nossa cidade e nosso planeta , limpando nossa cidade que é turística poderemos ser referencia para outras cidades seguirem nosso exemplo.

Esta composteira deverá ter a iniciativa de pessoas que visem o bem de toda comunidade, as Associações de bairros. Escolas, Igrejas, faculdades, rádios locais poderão colaborar conscientizando toda a população, que poderão terminar com o uso de sacolas plasticas no latão da compostagem pois podera ser colocado somente comida nele, isso acarretara em menos poluição por uso de sacolas plasticas e menos lixo no mar e menos tartarugas e animais marinhos sendo sufocados e aleijados por sacolas plasticas, todos ganham com esta ação o mar fica mais protegido, os animais e as pessoas com qualidade de vida num ambiente mais limpo .

Como organizar a coleta:Serão feitos primeiro orientação de como e o que poderá ser colocado nos latões, os resíduos orgânicos, as pessoas serão informadas do projeto e terão a visita de varias pessoas para conversarem nas casas, serão visitados rua por rua, casa por casa e todos estarão bem informados, panfletos serão distribuídos para todos os moradores.Todos em prol do meio ambiente.

E todos os que aderirem a pratica da coleta serão premiados a cada mês uma rua será escolhida e premiada e tudo deverá ser divulgado .

Os latões de coleta para se colocar os resíduos serão todos numerados e colocados de ordem crescente do inicio ao fim da rua todos terão o nome da rua e o numero juntamente com as explicações nos latões de como a coleta deve ser feita a cada duas casas devera ter um latão de coleta que deverão conter somente as cascas de frutas e legumes, NÃO poderá colocar sacolas plásticas, pois não é um lixeiro.Estes resíduos irão todos para um local onde foi construído uma composteira gigante.

Depois de passados 150 dias poderá ter como retorno terra fértil gratuita,pois são colaboradores do projeto.

Tudo vai sendo feito diariamente depositar nos latões até se tornar algo natural para as donas de casa e as famílias da comunidade. Os latões serão coletados em dias diferentes do dia que é feito a coleta do lixo.

Serão colocados nos latões :As sobras de frutas e legumes e alimentos.

Não podendo colocar restos de carnes nos latões

Que deverão contem além do numero e da rua e do bairro as seguintes informações:

O que POSSO colocar na composteira:

• Restos de alimentos cascas de frutas, verduras.

• Serragem e folhas secas

• Alimentos cozidos ou assados em pequena quantidade.

O que Não posso colocar na composteira

• Fezes de gatos e cachorros

• Leites, iogurtes, queijo ( Laticínios)

• Carnes restos de peixe, frango e bovina

• Massas, bolos, pão, macarrão.

• Carvão vegetal

• Papel, jornais, revistas.

• Gorduras, azeite, banha

Conclusão:

Nós somos os construtores do nosso futuro , um mundo melhor para nossas crianças, um ambiente mais limpo .

A compostagem resolve problemas que iam se agigantando e com a compostagem diminuem e se solucionam.

A cidade poderá economizar milhares de reais, não precisando mais comprar adubos químicos para o paisagismo e tendo uma terra fértil gratuita, podendo inclusive ampliar os jardins.

Diminuir o lixo e a poluição é uma realidade ao nosso alcance se fizermos nosso serviço diário de colocar o que pode ser coloca visa propor o reaproveitamento, transformando em terra fértil.

Os agricultores interessados poderão ter acesso a terra fértil, as hortas comunitárias e as hortas domesticas gerando lucro com o excedente.

Penso que todos os que participarem do projeto poderão se beneficiar com um lugar mais limpo, reciclando poderemos nos tornar referencia para outras cidades

Uma pessoa pode mudar um pouco e muitas unidas podem mudar mais.

Para ser construída uma compostagem não é necessário um terreno grande, mas um pequeno sitio , uma pequena intenção de terra ao arredor da cidade que poderá fazer grande diferença , a compostagem não dá cheiro , so trás benefícios para todos.

Todos unidos pelo bem da nossa comunidade, somos os que constroem nossa realidade.

O projeto poderá começar em um Bairro para ser feito um teste e se expandir para toda cidade. Quando se expandir para toda cidade não vai mais precisar de numeração mas ser conhecido como latão de compostagem, o lixo vai diminuir em mais de 70% e toda cidade ficara mais limpa se tornando referencia para todo o Brasil.