ESTRADA VERDE DO PANTANAL...O QUE ERA ISSO?!

Em 2001, como deputado federal de Mato Grosso do Sul encaminhei indicação ao Presidente da República FHC após indicar e aprovar minha Proposta na Mesa Diretora da Câmara Federal.

Eu havia feito uma Consulta sobre o Parque do Taim no Rio Grande do Sul e pesquisado trabalhos de biólogos e ecologistas da Universidade Federal de Mato grosso do Sul e ouvido Técnicos, Policia Ambiental , Bombeiros e algumas ONGs preocupados com queimadas e com as mortes na BR 262.

Com ajuda do meu Chefe de Gabinete que era professor da UNB Universidade de Brasília e de Assessores Técnicos concursados da Câmara e Senado, gente altamente qualificada tecnicamente, elaborei uma Indicação do Governo Federal e já estava preparando uma Audiência Pública no Congresso Nacional visando tratar destes assuntos: Mortes de animais no Pantanal e Cerrado nas Estradas Federais e estaduais, Rio Taquari e os danos ambientais e Sociais, inclusive perdas de pequenos e grandes pecuaristas e moradores das Colônias de São Domingos e outras regiões.

O foco da indicação era a Morte dos animais na pista da BR 262 entre Aquidauana e Corumbá, o mais grave naqueles dias, fotografei centenas de animais esmagados e registrei até mortes de seres humanos na Estrada para tentar sensibilizar o Governo. A Ideia básica eram as passagens em baixo da pista com dutos, passagens aéreas e corredores ecológicos e que deveriam ter um acompanhamento da Embrapa e Universidades além dos órgãos da PMA e Bombeiros, com Torres de Observação, a exemplo do Taim e das Torres nas florestas do Canadá, algumas feitas até mesmo de madeira de florestas plantadas e com certificação.

As passagens impedem a maioria das mortes de animais em pistas e as torres serviriam para detectar fogo e impedir incêndios tanto no Pantanal como na região e Transição e Cerrado. Com a tecnologia avançada de drones, satélites, GPS e toda a tecnologia hoje, não teríamos tantos estragos e perdas bilionárias com incêndios no Brasil e no Pantanal, inclusive vários fundos internacionais e Bancos estavam interessados neste Projeto que além de preservar o Meio Ambiente e evitar tragédias, pode ajudar a Atividade d turismo, pois havia a propostas de “orelhas” na pista para as pessoas que praticam observação de animais e pássaros e os quiosques poderiam ter tanto os Agentes em Campanhas educativas e também locais para parada a cada 40 quilômetros nas regiões mais isoladas. Isso também gera emprego e ao lado disso a Modernização do Trem do Pantanal. Fui motivo até de chacota e minha sugestão foi ignorada. Voltamos as mortes e ao incêndio do Pantanal neste ano 2019.... Talvez, algum dia tenhamos um Governo de fato a favor do Brasil e do Povo.