A SOCIEDADE CONSUMISTA, UM MUNDO CHEIO DE FERIDAS

Quando a sociedade mundial se viu na necessidade de produzir bens para o seu desenvolvimento começou a extrair matéria prima da natureza em larga escala. Com o intuito de ter conforto não se pensava nas conseqüências da degradação ambiental, e nem se tinha conhecimento que temos hoje. Essa exploração é um processo descontrolado onde só se extrai sem o pensamento de repor o que foi consumido.

A sociedade ao produzir algo ela gera resíduo, e nesse caso o acúmulo gera problemas, pois muitas vezes não é dado um destino adequado a esse lixo. O excesso é graças a um consumo desnecessário sem um programa de reutilização ou reciclagem dos resíduos.

Na questão de saneamento, a sociedade mundial precisa aprimorar, pois muitos povos ainda não têm acesso à rede de esgoto, cola de lixo ou água potável. No filme da “água” ou “We Will Rock You” (http://www.youtube.com/watch?v=KRNY9Ct7b6Q) com uma mensagem a caráter infantil nos revela a realidade do mundo ao observarmos em sua íntegra, pois o que vemos é a importância da água em nossas vidas, de como precisamos dela em tudo. Como diz na música, iremos dançar junto com a água, uma vez que a grande maioria não está preocupada com os problemas eminentes que vem arrastando os anos.

Uma questão agravante é a cultura dos povos que, uma vez desprovidos de informação, continuam a consumir e produzir resíduos sem aproveitá-los. Devido à desigualdade social, muitos não recebem uma educação e conseqüentemente não tem preparação nenhuma para lidar com esses problemas que só aumentam cada vez mais.

Tratar da questão social no meio político é complicado, pois a política não é eficaz, burocrática demais, serve para alimentar poucos que nada fazem. Desta maneira a população carente vai crescendo à margem, por falta de educação se tornam criminosos, rebelando-se com a sua diferença econômica e se vêem no direito de roubar e até matar.

No filme “Ilha das Flores” (http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28) pode-se ver o resultado do descontrole dessa sociedade consumista, que só produz, extrai e não recicla. Gerando muito resíduos que vão parar em lixões a céu aberto e ao acesso da população. Essas pessoas desprovidas de informação, de cultura e educação vão procurar restos que lhes sirvam, como papel, latas, e até comida. Vejam em que situação se encontra a raça humana, esse ser dotado de inteligência, o animal mais evoluído do planeta, sujeitado a uma humilhação que um cachorro não se agradaria. É um descaso político aceitar uma imagem dessas no meio social, e não tomar providências para reverter tal caso.

Já no clipe Earth Song “Som da Terra” de Michael Jacson (http://www.youtube.com/watch?v=G24XMxt7fbY), é um desastre, o fim do mundo. Possui uma pergunta que gera várias respostas: _e quanto a nós? O que vai ser de nós neste mundo caótico onde o homem mudou até as estações do ano, o clima das cidades? Vamos sobreviver com as destruições que vem ocorrendo? Com os desmatamentos? Com a poluição dos rios e mares? Em fim, são várias perguntas e apenas uma resposta. O filme enfoca principalmente o desmatamento, que mais uma vez, a meu ver, é um descaso político, pois os órgãos responsáveis pela fiscalização, muitas vezes são coniventes e até subornados e isso é um absurdo. Muitos que desmatam também não recebem informações e não tem a cultura que deveria para entender que não se pode fazer o que fazem, apenas fazem porque precisam sobreviver. O principal erro está na educação do mundo, dos jovens que ao abandonarem as escolas não adquirem a cultura necessária para que entendam que é preciso preservar, que precisamos de um desenvolvimento sustentável. É lógico que não queremos que parem o mundo, que não extraiam nada, que não desmatem. Só queremos o necessário, e de maneira racional, sustentável. Que reponha o que foi tirado e assim manteremos o planeta vivo, e o mais importante, nós também continuaremos vivos acompanhados de todos os outros seres que partilham o mundo conosco.

Júnio Dâmaso
Enviado por Júnio Dâmaso em 24/09/2019
Reeditado em 25/09/2019
Código do texto: T6752595
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.