O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É DE TODOS NÓS

Desenvolvermos o ambiente por inteiro, gerando inclusão social e cidadania

Por Antônio Coquito

Você se coloca como parte ativa e propositiva na promoção do desenvolvimento sustentável? Sua compreensão cotidiana incorpora e integra a evolução humana com inclusão social, ambiental e econômica? Analisando o conceito e, muito mais a prática, o 11º Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável (11º Sustentar) apontou para a necessidade de vencer os entraves que inviabilizam as convergências de esforços na defesa do desenvolvimento integral e ambiental. O evento aconteceu, no último dia 23 de novembro, em Belo Horizonte, na sede do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Minas Gerais ( Sebrae-MG).

O Fórum Sustentar mostrou a necessidade de diálogo efetivo e corresponsabilidade para as ações de todos (empresas, governos, sociedade organizada e cidadãos). O Sustentar aconteceu num cenário de provocação da Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente, no documento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS) 2030, com o chamado “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Você pode acessá-lo no link: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

A SUSTENTABILIDADE COMEÇA COM VOCÊ

Tema que diz diretamente ao nosso presente-futuro, o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente, mesmo ligados a nós, ainda não foram assumidos numa agenda corresponsabilidades. O Fórum Sustentar trouxe amplo debate, de que é preciso unir ambiente com promoção da justiça e a participação ativa e consistente de toda a sociedade. Realidade que vimos percebendo como lenta no campo concreto nas politicas públicas, nos compromissos coletivos e em nossa prática individual como cidadãos e cidadãs.

É desafiador perceber que, o desenvolvimento sustentável ainda não foi apoderado por grande parte da sociedade e pelas pessoas em seu ambiente diário (casa, trabalho, espaço público etc). Destra forma, torna-se necessário um amplo trabalho de educação popular e comunitário socioambiental. Junto disto, de que precisamos vencer a queda de braços e a resistência, que não permitem unir esforços convergentes de todos e com todos pelo planeta. Para os especialistas, é passada a hora de um debate ético emergente e urgente, numa conduta inter setorial, para atitudes efetivas e amplo diálogo. O novo paradigma é de compromisso, onde o setor empresarial precisa ver o investimento em politicas de sustentabilidade como ativo. Os governos (municipais, estaduais e federal) entenderem e alavancarem as politica de gestão de resíduos, saneamento básico e preservação como ganho no orçamento público. Muito mais, juntos compreendermos o desenvolvimento humano e sustentável como atitude concreta de aposta na qualidade de vida para todos.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – CONCEITO

A Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, criada com a intenção de discutir e propor meios de harmonizar os objetivos do desenvolvimento econômico e a conservação ambiental indica e conceitua o desenvolvimento sustentável como “um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”

Antônio Coquito* – Jornalista socioambiental com especialização em Marketing e Comunicação e Comunicação e Direitos Humanos com ênfase em temáticas inter setoriais – Terceiro Setor, Responsabilidade Socioambiental, Políticas Públicas, Segurança Alimentar e Nutricional e Direitos Humanos com ênfase em Educação e Cidadania.