O motivo que leva as borboletas nativas da Amazônia beber as lágrimas das tartarugas.
 
É um balé hipnotizante! Na floresta amazônica, alguns insetos como as abelhas, e de modo específico, às borboletas, forrageiam as tartarugas, conforme torna explícito Raphaëlle Dormieu, que postou dia 8 de setembro 2018 às 17:08 – e fez sua última atualização em 9 setembro 2018 as 09:54 min..

Na Amazônia, um comportamento fascinante ocorre com as borboletas e as abelhas. Esses insetos agem de forma perfeitamente surpreendente: elas voam e agitam-se em torno das tartarugas para beber suas lágrimas e assim, obter sua dose de sódio (sal), difícil de encontrar em grande parte dessa região. Tal interação foi recentemente observada apenas por alguns cientistas.
 
Como já reza o Provébio Português: Para os grandes males os grandes remédios!
 
Na floresta tropical ocidental, o sódio é considerado um elemento extremamente raro porque está localizado longe do oceano mais próximo e isso representa um sério problema para as borboletas nativas da região.

Esta é a razão pela qual as borboletas, privadas desse mineral precioso, agem de maneira astuta e engenhosa para encontrar sal nos lugares mais improváveis; inclusive nas lágrimas das tartarugas.

Elas se aproveitam do fato de que esses animaizinhos (design. comum aos répteis da ordem dos quelônios, ovíparos, encontrados em quase todo o mundo, tanto na água doce ou salgada como em ambientes terrestres); gostam de tomar banho de sol para se reabastecerem. Cole a URL do vídeo e veja pelo YouTube como é realmente surpreendente:

https://youtu.be/7aONMnXp7vY?list=PLV-kgUmSPKrz82wJQXTDPWQMmgpBip_oj
 
Para garantir o sucesso da reprodução dos ovos e da postura, o sódio é consideravelmente reduzido nessa região inospitaleira e as borboletas não o encontram habitualmente em seus regimes alimentares usuais à base de folhas, flores e néctar.

Em consequência, elas precisam ser criativas para obter e se aprovisionar do sal tão desejado. Esse comportamento é igualmente observado em outros insetos como as abelhas, que também buscam esse mineral em outros fornecedores bem mais imponentes como... Nas lágrimas dos crocodilos! A natureza realmente não para de nos surpreender!

Postado em 13/09/2018 por Aldenora Bicetre. Hasta la vista baby!

 
Aronedla
Enviado por Aronedla em 13/09/2018
Código do texto: T6447783
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.