Transposição do Rio São Francisco

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
Miguel Carqueija

Vocês sabem o que é crime ecológico?
Esta notícia fala a triste situação do Rio São Francisco, um rio “sem força” até para arrastar redes, conforme a própria população local atesta:
http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2015/03/assoreamento-do-rio-sao-francisco-prejudica-pesca-em-penedo-alagoas.html
Desviar o rio para solucionar ou minimizar a seca do Nordeste? Eis aí mais um fator para ajudar o demagogo-mor desse país, Senhor Luís Inácio Lula da Silva, em seus projetos eleitoreiros. Ora, em 2014 foi noticiado que a principal nascente do “Velho Chico” SECOU. Simplesmente. O rio está assoreado, e seu volume d’água reduziu-se a menos da metade do que já foi. A obra iniciada pelo Lula consumiu (sem trocadilho) rios de dinheiro, foi interrompida e agora Temer, dando prosseguimento ao seu desgoverno, reiniciou-a.
Existe um antigo plano para utilizar a água do Rio Tocantins através de um canal que atravessaria grande parte do Nordeste. O Tocantins é rio amazônico e tem muito mais água que o São Francisco; sua posição também é mais estratégica. Ora, já foi denunciado que essa transposição do São Francisco irá passar por grandes fazendas, mas a situação geral do povo nordestino, já tão sofrido e esquecido, irá piorar em vez de melhorar.
O grande fato é que a escassez de água irá piorando no mundo inteiro enquanto continuar o desmatamento, e principalmente o que atinge as matas ciliares, que protegem as nascentes. Ora, ninguém fala nisso. A maior parte dos ministérios do desgoverno Temer provavelmente poderia fechar que não faria falta alguma; todavia bem que poderia existir um ministério do reflorestamento. Se não reflorestarem (e isso não pode esperar, pois árvores demoram décadas para crescer) e se não jugularem o desmatamento ensandecido, não adiantará ficarem torcendo para chover quando os reservatórios baixarem e também não adiantará desviarem rios.

Rio de Janeiro, 22 de março de 2018.


imagem da internet